Flávia Oliveira, JP Rufino, Isabel Fillards, Olívia Araújo, Cauê Campos, Deo Garcez, Dja Martins, Robson Santos, Dani Ornelas e Rodrigo França são alguns dos indicados da segunda edição do Prêmio Ubuntu de Cultura Afro, que acontece no próximo dia 29, no Rio de Janeiro.
A proposta da idealizadora Paula Dias – que também é indicada ao Prêmio Sim à Igualdade Racial 2020, pelos trabalhos com a ONG Afrotibo – é enaltecer não só a cultura negra, como as ações que a solidificam. “O fortalecimento, a reflexão e visibilidade cultural afro brasileira estão na centralidade do prêmio”, afirmou.
A premiação também arrecada livros para sala de leitura Ruth de Souza, que será inaugurada no Município de São Gonçalo (RJ) e atenderá cerca de 500 pessoas mensalmente. Ainda segundo Paula Dias, foram abertas 1000 inscrições para que a população pudesse assistir a premiação e todas as vagas do Teatro Gomes, local do evento, já foram preenchidas.
Categorias
O prêmio foi subdividido nas categorias Personalidade Negra, Menção Honrosa, Protagonismo Juvenil, Dança, Teatro, Música, Religiosidade, Literatura, Educação e Manifestação Cultural. Todas as personalidades foram indicadas por entidades, organizações e grupos ligados o movimento artístico e negro. Já a comissão é formada por representantes da sociedade civil, classe artística, poder público, articuladores do Prêmio.
0 Replies to “Premiação carioca celebra cultura afro e 20 personalidades negras”