Pela terceira vez que a prefeitura do Rio interrompe o calendário de vacinação de idosos devido a falta de doses. Na noite desta quinta-feira (11), o prefeito do Rio, Eduardo Paes, anunciou, que o município vai suspender a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 em idosos de 75 anos, prevista para esta sexta-feira (12).
Segundo o prefeito, a procura pela primeira dose nos últimos dias superou as expectativas, o que zerou os estoques da secretaria municipal de saúde. A vacinação dos idosos com 76 anos ou mais, assim como a aplicação da segunda dose para quem já tomou a primeira, no entanto, serão mantidas.
Para que a vacinação retorne no Rio é preciso que o Ministério da Saúde entregue mais dosas. A primeira vez que o município interrompeu o calendário foi em fevereiro. Na última quarta-feira, a imunização chegou a ser suspensa em mais de 80 unidades.
O município previa aplicar 25 mil doses, mas segundo a prefeitura, o movimento acabou sendo maior e 38,6 mil pessoas, mais de 13 mil acima do previsto, foram imunizadas. Por este motivo, a prefeitura interrompe calendário de vacinação.
Leia, na íntegra, a manifestação da Secretaria Municipal de Saúde:
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS-Rio) informa que está suspenso o calendário de vacinação contra covid-19, a partir desta quinta-feira (11/03). Ou seja, idosos com 75 anos, que receberiam a primeira dose nesta sexta-feira (12/03), deverão aguardar o recebimento das vacinas.
Continuaremos a vacinação exclusivamente para idosos com 76 anos ou mais e da segunda dose do imunizante.
Os pontos de vacinação do município tiveram uma procura maior do que o esperado nos últimos dois dias. Neste tempo, a expectativa era aplicar 25 mil doses. No entanto, até o final desta quinta-feira (11/03), já foram vacinadas 38,6 mil pessoas: 13,6 mil doses além do previsto.