O Dia dos Pais é celebrado neste domingo, 10 de agosto, no Brasil. A tradição, hoje marcada por homenagens e aumento nas vendas do comércio, começou em 1953, no Rio de Janeiro, como parte de uma campanha publicitária do jornal O Globo e da Rádio Globo. A iniciativa, idealizada pelo diretor Sylvio Bhering, tinha como objetivo criar uma data especial para os pais, semelhante ao Dia das Mães, e impulsionar o consumo.
Na primeira edição, chamada de “Dia do Papai”, a comemoração aconteceu em 16 de agosto, coincidindo com o dia de São Joaquim, pai da Virgem Maria e considerado patriarca da família pela Igreja Católica. O sucesso foi imediato e, nos anos seguintes, a celebração se espalhou por todo o país.

Para manter a lógica de proximidade com o Dia das Mães, que ocorre no segundo domingo de maio, o Dia dos Pais passou a ser fixado no segundo domingo de agosto, formato que permanece até hoje.
A primeira campanha publicitária destacou presentes como sapatos, camisas, meias e itens tecnológicos da época, como rádios e câmeras fotográficas, produtos que, em parte, continuam entre as opções mais comuns para a data.
No mundo, a celebração varia. Em países como Espanha, Itália e Portugal, o dia dos pais é comemorado em 19 de março, no Dia de São José. Nos Estados Unidos, França e Chile, a data é marcada para o terceiro domingo de junho. Já na Alemanha, a comemoração ocorre 39 dias após a Páscoa.
Leia também: 75% dos brasileiros é contra a legalização do aborto, mostra pesquisa