Praia Costa Azul, em Salvador, amanhece coberta de lixo

Image-2.jpeg

Nesta sexta-feira (10), a praia do Costa Azul, na orla de Salvador (BA), amanheceu coberta por uma grande quantidade de lixo. Segundo o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), casos como esses acontecem mais em temporadas de grandes chuvas. Nas imagens divulgadas por pessoas que estavam passando pela região, é possível ver os resíduos da areia sendo arrastado para o mar.

Devido o estado da praia, o Inema não recomenda banho de mar e alerta que não é apropriado tomar banho próximo à saída de esgotos, desembocadura dos rios urbanos, córregos e canais de drenagem.

Segundo a Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman), direcionou o caso devido a grande quantidade de lixo jogado em locais impróprios e ligações clandestinas de esgoto. Em outubro deste ano, a praia de Iracema sofreu com o mesmo problema devido a uma chuva registrada.

Um grande fluxo de água de esgoto e de lixo invadiu a faixa de areia da área conhecida como ‘Praia dos Crush’, a água do mar chegou a mudar de cor naquele ponto. O ativista André Comaru explica como as intervenções humanas têm agredido o ecossistema do local e chama atenção das autoridades para tomar providências sobre o escoamento de esgoto para dentro do mar.

“Isso aqui é um esgoto bruto. Lixo e esgoto vindo diretamente para o coração da Praia de Iracema, a céu aberto. Há mais de duas semanas isso vem acontecendo. Uma situação de emergência e nada foi feito ainda. Isso é um absurdo, uma vergonha para a cidade de Fortaleza”, afirma Comaru.

Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza (Seuma), emitiu uma nota sobre o caso.

“A gestão municipal realiza um trabalho permanente de vídeo inspeção das galerias pluviais, no sentido de identificar obstruções na passagem da água da galeria, bem como possíveis ligações clandestinas de esgoto”. Até 15 de outubro de 2023, mais de 580 toneladas de resíduos foram retirados da galeria, num total de 146 km de galerias pluviais percorridos“, afirmou.

Leia também: Acesso da população a coleta de lixo e rede de esgoto cresce no país



Deixe uma resposta

scroll to top