Polícia invade escola durante operação policial na Maré (RJ)

WhatsApp-Image-2023-04-05-at-10.43.29.jpeg

A Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMERJ) invadiu arbitrariamente uma escola pública localizada na Favela Nova Holanda, no Complexo da Maré, durante uma incursão policial iniciada às 5h30 desta quarta-feira (5). Segundo o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), a motivação seria a perseguição aos suspeitos envolvidos com o tráfico de drogas, que se refugiaram dentro da instituição de ensino.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram que, no momento da invasão, a unidade escolar estava cheia de alunos e funcionários. Crianças e adolescentes correm após uma explosão, e também é possível ver alguns blindados no pátio do colégio.

Moradores, pais e alunos protestavam nos arredores do Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) por volta das 8h, quando a invasão começou. Com o risco, 18 unidades de ensino no Complexo da Maré suspenderam as atividades para a proteção da comunidade escolar e afetando cerca de 6 mil alunos. Até o momento98, não há informações sobre feridos.

Nas redes sociais, políticos e ativistas lamentaram o ocorrido e pediram explicações. “O blindado está DENTRO de uma escola, atirando bombas, onde deveria estar acontecendo uma ação de Páscoa”, disse a Deputada Federal Talíria Petrone (PSOL-RJ), ao repostar o vídeo. O jornalista Rene Silva também repostou o vídeo mostrando indignação.

“Sim, os dois blindados da polícia do Estado do RJ estão dentro de uma escola pública, no Complexo da Maré, na manhã desta quarta-feira”, escreveu Rene.

Leia também: Aulas em escola atacada em São Paulo recomeçam em 10 de abril

Após negociações, os suspeitos se entregaram. Segundo a Polícia Militar do Rio de Janeiro, 16 pessoas foram presas, sendo 10 homens detidos ainda dentro do colégio e outros 6 presos na comunidade. A PM também afirmou que a operação foi feita para prender chefes do Comando Vermelho e criminosos de outros Estados que estariam escondidos na favela.

Em nota, a PM afirmou que 03 fuzis e 04 pistolas apreendidos e que no momento da operação, não havia aula na unidade. “No momento da ocorrência, segundo informações do BOPE, não havia aula”, afirmaram. Sobre a presença dos blindados no pátio da escola, a PM disse que foi necessário para a retirada dos presos.

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Formada em Jornalismo em 2021, atualmente trabalha como Editora no jornal Notícia Preta, onde começou como colaboradora voluntária em 2022. Carioca da gema, criada no interior do Rio, acredita em uma comunicação acessível e antirracista.

0 Replies to “Polícia invade escola durante operação policial na Maré (RJ)”

Deixe uma resposta

scroll to top