Polícia invade escola durante operação policial na Maré (RJ)

WhatsApp-Image-2023-04-05-at-10.43.29.jpeg

A Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMERJ) invadiu arbitrariamente uma escola pública localizada na Favela Nova Holanda, no Complexo da Maré, durante uma incursão policial iniciada às 5h30 desta quarta-feira (5). Segundo o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), a motivação seria a perseguição aos suspeitos envolvidos com o tráfico de drogas, que se refugiaram dentro da instituição de ensino.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram que, no momento da invasão, a unidade escolar estava cheia de alunos e funcionários. Crianças e adolescentes correm após uma explosão, e também é possível ver alguns blindados no pátio do colégio.

Moradores, pais e alunos protestavam nos arredores do Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) por volta das 8h, quando a invasão começou. Com o risco, 18 unidades de ensino no Complexo da Maré suspenderam as atividades para a proteção da comunidade escolar e afetando cerca de 6 mil alunos. Até o momento98, não há informações sobre feridos.

Nas redes sociais, políticos e ativistas lamentaram o ocorrido e pediram explicações. “O blindado está DENTRO de uma escola, atirando bombas, onde deveria estar acontecendo uma ação de Páscoa”, disse a Deputada Federal Talíria Petrone (PSOL-RJ), ao repostar o vídeo. O jornalista Rene Silva também repostou o vídeo mostrando indignação.

“Sim, os dois blindados da polícia do Estado do RJ estão dentro de uma escola pública, no Complexo da Maré, na manhã desta quarta-feira”, escreveu Rene.

Leia também: Aulas em escola atacada em São Paulo recomeçam em 10 de abril

Após negociações, os suspeitos se entregaram. Segundo a Polícia Militar do Rio de Janeiro, 16 pessoas foram presas, sendo 10 homens detidos ainda dentro do colégio e outros 6 presos na comunidade. A PM também afirmou que a operação foi feita para prender chefes do Comando Vermelho e criminosos de outros Estados que estariam escondidos na favela.

Em nota, a PM afirmou que 03 fuzis e 04 pistolas apreendidos e que no momento da operação, não havia aula na unidade. “No momento da ocorrência, segundo informações do BOPE, não havia aula”, afirmaram. Sobre a presença dos blindados no pátio da escola, a PM disse que foi necessário para a retirada dos presos.

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Carioca da gema, criada em uma cidade litorânea do interior do estado, retornou à capital para concluir a graduação. Formada em Jornalismo em 2021, possui experiência em jornalismo digital, escrita e redes sociais e dança nas horas vagas. Se empenha na construção de uma comunicação preta e antirracista.

0 Replies to “Polícia invade escola durante operação policial na Maré (RJ)”

Deixe uma resposta

scroll to top