“Poder é Pele Preta”: Festival de Cultura e Gastronomia de Macaé reconhece grandes chefs pretos da Gastronomia

Sem-titulo.png

Parafraseando o Grupo Arruda com o título da canção que embala o Prêmio Gastronomia Preta desde sua primeira edição “Poder é Pela Preta”, destaco a relevância de o contexto estar mudando e não sermos apenas um preto ou uma preta no meio dos tantos e tantas chefs brancos que historicamente eram convidados para eventos gastronômicos. 

O Festival de Cultura e Gastronomia de Macaé, que acontecerá do dia 04 ao dia 08 de Setembro, traz em sua nova edição nomes como João Diamante (The World ‘s 50 Best Restaurants), Danilo Parah (recomendação Guia Michelin 2024 com três restaurantes liderados pelo chef) e Vanessa Rocha (Bib Gourmand – Guia Michelin 2020 e 2024, Restaurante Maria e o Boi). Ver que não é apenas um entre os tantos outros nos enche de alegria e nos faz pensar que nossa problematização em torno da questão racial na Gastronomia tem sido relevante.

Uma ruptura tem acontecido nos últimos anos e veículos de comunicação e curadores de eventos gastronômicos têm entendido a importância de convidar talentos (mais de um) da gastronomia brasileira para apresentarem suas histórias e pratos. Há, ainda, a importância de revelarmos a nossa ancestralidade por meio das preparações e mostrar as técnicas ancestrais relacionadas à culinária – que muitas vezes foram e ainda são negligenciadas na formação profissional em Gastronomia. É uma história que está sendo recontada com a participação dos nossos – afinal, não tem um pesquisador sério no país que ousaria contar a história da Gastronomia Brasileira sem considerar a influência de África na nossa culinária. Somos parte da história, sim – embora historicamente negligenciados.

E se você quiser acompanhar as aulas dos chefs, a agenda segue abaixo:

  • Chef João Diamante (04/09, às 21h) prepara um bolo gelado de coco com sorvete de dendê
  • Chef Danilo Parah (06/09, às 21h) discute “Uma nova cozinha: como reinventar os clássicos”
  • Chef Vanessa Rocha (08/09, às 16h) prepara o “Cordeiro cabra da peste”.

Leia também: Senegal e Brasil celebram potência da Gastronomia de África em Porto Alegre no dia 25 de Agosto

Preto Gourmet

Preto Gourmet

Empreendedor Social, criador do Prêmio Gastronomia Preta, criador do conceito Economia Pretagonista, professor de Administração no curso de Gastronomia na UFRJ, doutor em Administração (Eaesp-FGV), autor de 11 livros, pesquisador (com dezenas de artigos científicos) e homem preto que cria rupturas numa gastronomia eurocentrada. É jurado do Edital Entra na Roda da cantora Iza e curador do Camarote Folia Tropical (2023) em Gastronomia e Inclusão Social.

Deixe uma resposta

scroll to top