Petrobras anuncia fim da paridade de preço de combustíveis com o mercado internacional

ffraz_abr2405182858_1-1.jpg

Greve de caminhoneiros causa desabastecimento de combustível em postos de gasolina da cidade de Teresópolis, na região serrana do Rio de Janeiro.

Nesta terça-feira (16), a Petrobras anunciou uma mudança na política de preços da empresa com o fim da paridade de preços do petróleo e de combustíveis derivados – como gasolina e diesel – com o dólar e o mercado internacional. Pela regra, em vigor desde 2016, a instituição seguia esse formato, sem a intervenção do governo.

“Os reajustes continuarão sendo feitos sem periodicidade definida, evitando o repasse para os preços internos da volatilidade conjuntural das cotações internacionais e da taxa de câmbio”, diz o comunicado da empresa, que anteriormente seguia o Preço de Paridade de Importação (PPI) considerando uma série de variáveis para a definição do preço do combustível.

A medida foi anunciada nesta terça-feira (16) /Foto: Fernando Frazão – Agência Brasil

Além do preço do petróleo no mercado global, os custos com a logística como o fretamento de navios, as taxas portuárias e o uso dos dutos internos para transporte também eram contabilizados no cálculo anterior. Agora, a mudança anunciada, segundo a Petrobras, segue a estratégia de “custo alternativo do cliente, como valor a ser priorizado na precificação”, o “valor marginal para a Petrobras”.

De acordo com a empresa o custo alternativo do cliente mencionado, contempla as principais alternativas de suprimento, sejam fornecedores dos mesmos produtos ou de produtos substitutos. Já o valor marginal é baseado no custo de oportunidade dadas as diversas alternativas para a companhia dentre elas, produção, importação e exportação do referido produto e/ou dos petróleos utilizados no refino.

Leia também: Fundo Bora Cultura Preta destina R$ 7 milhões para projetos de economia criativa

“Com essa estratégia comercial, a Petrobras vai ser mais eficiente e competitiva, atuando com mais flexibilidade para disputar mercados com seus concorrentes. Vamos continuar seguindo as referências de mercado, sem abdicar das vantagens competitivas de ser uma empresa com grande capacidade de produção e estrutura de escoamento e transporte em todo o país”, destacou o Presidente da empresa, Jean Paul Prates, durante o comunicado.

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Carioca da gema, criada em uma cidade litorânea do interior do estado, retornou à capital para concluir a graduação. Formada em Jornalismo em 2021, possui experiência em jornalismo digital, escrita e redes sociais e dança nas horas vagas. Se empenha na construção de uma comunicação preta e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top