Após uma temporada e indicações ao Prêmio Shell 2024 nas categorias de “Melhor Direção”, para Naruna Costa, e “Melhor Dramaturgia”, para Jhonny Salaberg, a peça “Parto Pavilhão” fica em cartaz no Sesc Pompeia, em São Paulo,até 18 de outubro. O solo protagonizado por Aysha Nascimento também participa do Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas – Mirada.
Inspirado em uma fuga real ocorrida em 2009 no CPP Feminino do Butantã, o espetáculo parte do thriller vivido por Rose, detenta que arquiteta a fuga de mulheres com bebês de colo, para discutir o encarceramento de mulheres e mães negras no Brasil. A nova temporada contará também com o lançamento do livro “Parto Pavilhão” (Editora Cobogó) e um bate-papo com o dramaturgo Jhonny Salaberg, a advogada abolicionista Dina Alves e a historiadora Olaegbé Jessica Nascimento, no dia 28 de setembro, no Sesc Pompeia.
O espetáculo é parte da “Trilogia da Fuga” – que anteriormente levou aos palcos “Buraquinhos ou O vento é inimigo do picumã” (2018) e “Mato Cheio” (2019) – ambos também de autoria de Salaberg. Em “Parto Pavilhão“, a história é contada com nuances de realismo fantástico, combinando documentos e ficção, para refletir sobre racismo, encarceramento e resistência feminina.
“É um espetáculo que mergulha na perspectiva feminina através de um recorte que transita entre o documento e a ficção através do realismo fantástico”, disse Salaberg, autor e ator do aclamado espetáculo “Buraquinhos ou O vento é inimigo do picumã” (2018) — o segundo da trilogia, que rendeu a Naruna Costa o APCA de Melhor Direção, indicado também a Melhor Dramaturgia para Jhonny Salaberg.
Além das apresentações, o lançamento do livro e o bate-papo, a temporada de “Parto Pavilhão” vai oferecer oficinas de teatro e dramaturgia, direcionadas a pessoas egressas do sistema prisional feminino nos dias 2 e 16 de outubro.
Serviço
“Parto Pavilhão”
Temporada de 17 de Setembro à 18 de Outubro
Terça à Sexta, sempre às 20h30 | 60 minutos | 14 anos
Vendas pelo site do Sesc SP: https://www.sescsp.org.br/programacao/parto-pavilhao-3/
Leia também: Peça “Cuidado com Neguin” tem apresentações em “Mostra de Solos” do Itaú Cultural em SP