Peça “Para Meu Amigo Branco”, inspirada no livro homônimo de Manoel Soares, estreia temporada no Rio

PMAB-02-scaled.jpg

Depois de conquistar o público e a crítica em sua primeira temporada, a peça “Para Meu Amigo Branco”, inspirada no livro homônimo do jornalista, apresentador e ativista social, Manoel Soares, reestreará em dezembro. Depois das apresnetações do último final de semana, a peça continua em cartaz nesta sexta-feira (08), sábado (09) e domingo (10).

O espetáculo será encenado no Teatro Municipal Domingos de Oliveira, na Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro. Com dramaturgia e direção de Rodrigo França, a trama discute um caso de racismo vivido pela menina Zuri, de oito anos, na escola. Ela foi chamada de “negra fedorenta da cor de cocô” por um colega branco.

Foto: Ágatha Flora

A conduta dos professores e diretores revela as mazelas do racismo estrutural no sistema escolar sofrido diariamente pelas famílias pretas. 

Para Meu Amigo Branco é um cessar-fogo racial. Porque o mundo não se divide entre negros e brancos, mas entre pessoas racistas e não racistas. Essa é a corajosa distinção proposta pelo livro e, consequentemente, pela peça”, comenta Manoel que já viveu uma situação parecida com um dos seus filhos. 

Vencedora do Edital Sesc RJ Pulsar 2022, a montagem foi encenada pela primeira vez no Arena do Sesc Copacabana, em agosto de 2023 e assistida por mais de 3.400 espectadores.

Leia também: Manoel Soares lança agregador de notícias “Bombou” nesta segunda-feira (17)

Deixe uma resposta

scroll to top