Empresas firmam parceria para fomentar pós-graduação de negros e indígenas no exterior

guy-g0c8ef5f98_1280.jpg

Estão abertas as inscrições para o Programa Alcance, iniciativa que dará suporte e apoio material a pessoas negras e indígenas interessadas em cursar programas internacionais de pós-graduação no exterior. A partir de 2023, o Alcance, criado pela Fundação Lemann em 2020, será realizado em parceria com o Instituto Four.

Foto: Pixabay

Os selecionados para participar do programa Alcance receberão uma bolsa de estudo por dois anos que inclui cursos de inglês, workshops, acompanhamento e orientação em todas as etapas do processo de seleção nas universidades no exterior, incluindo custeio das taxas dos testes de proficiência, com o objetivo de conseguirem vagas para estudar pós-graduação nas melhores universidades do mundo.

“Estamos muito felizes com mais essa parceria com a Fundação Lemann. Nós, do Instituto Four, utilizaremos toda a nossa expertise na seleção e acompanhamento de talentos para atrair e desenvolver novas lideranças mais plurais e inclusivas”, comemora Wellington Vitorino, fundador e CEO do Instituto Four.

O objetivo da parceria é viabilizar que mais talentos brasileiros tenham acesso a pós-graduação em instituições como Harvard, Stanford, MIT, Oxford (Inglaterra), UCLA (EUA), Universidade de Toronto (Canadá), Universidade Columbia e outras instituições selecionadas de renome internacional. Além disso, tem o propósito de ampliar cada vez mais o número de pessoas pretas e pardas aprovadas nas melhores universidades do mundo, contribuindo para a mudança do perfil racial dos brasileiros nestes espaços e programas.

Leia também: Projeto oferece formação gratuita para empreendedoras periféricas da zona oeste do Rio

“O Programa Alcance busca brasileiros que têm, em essência, comprometimento em exercer liderança em áreas importantes para o desenvolvimento do país. A Fundação Lemann acredita que ter um grupo diverso de pessoas muito bem-preparadas e comprometidas em ajudar o Brasil a superar desafios complexos, especialmente os sociais, é fundamental para o país avançar. E investir em sua formação internacional ajudará para que isso se torne realidade”, ressalta Denis Mizne, diretor executivo da Fundação Lemann.

“O Alcance é um potencializador de carreiras para quem não tem condições financeiras de buscar esse tipo de formação acadêmica no exterior. Historicamente, aqueles que têm essa experiência internacional voltam para o Brasil e têm acesso a oportunidades melhores e com maiores salários. Há poucas pessoas pretas, pardas e indígenas que seguem esse caminho de desenvolvimento profissional. Esse é o nosso maior propósito. Democratizar o acesso e gerar oportunidades para que pessoas com esse perfil racial ocupem altos cargos em grandes organizações. Só assim teremos um mundo mais representativo”, completa Vitorino.

Os interessados em participar do Programa Alcance precisam ser brasileiros, pretos, pardos ou indígenas, terem graduação completa (ou em processo de conclusão) e interesse em cursar programas de mestrado ou pós-graduação profissional no exterior. O programa está com as inscrições abertas pelo site do Alcance até o dia 28 de novembro de 2022.

0 Replies to “Empresas firmam parceria para fomentar pós-graduação de negros e indígenas no exterior”

Deixe uma resposta

scroll to top