Paraíba inaugura Centro de Referência da Igualdade Racial

APOIE O NOTÍCIA PRETA
O Centro Leva o nome do militante João Balula – Foto: Paulo Pinto

Celebrando o Dia da Consciência Negra, será inaugurado, nesta sexta-feira (20), o Centro Estadual de Referência da Igualdade Racial, em João Pessoa (PB). Devido a pandemia, para evitar aglomeração, o evento será transmitido pelas redes sociais do governo do Estado, a partir das 11 horas.

O Centro de Igualdade Racial João Balula é vinculado à Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh), será o 2º do Nordeste e o 4º do País com atendimento para casos de racismo e intolerância religiosa.

Para a Secretária da Mulher e Diversidade, Lídia Moura, a abertura do espaço é uma conquista para a população negra da Paraíba. “Vamos oferecer atendimento para a população afetada com orientação jurídica, psico e socioassistencial. A equipe multidisciplinar foi capacitada durante todo o mês passado, junto com mais de 50 pessoas que integram a Rede de Atendimento para casos de racismo e intolerância religiosa, como Segurança Pública, Ministério Público, delegacias e Conselhos Tutelares”, informou.

Ainda de acordo com Lídia, o Centro tem o objetivo de reduzir as desigualdades raciais e incentivar a equidade racial para a população negra, povos e comunidades tradicionais: quilombolas, indígenas, ciganas e de religião de matriz africana. Além disso, os profissionais passaram por uma capacitação para atender a população necessitada. “O processo de capacitação foi fundamental para começarmos o atendimento e contamos com especialistas qualificados nesta área compartilhando conhecimento sobre o tema. A equidade racial só acontecerá com estas políticas de ações afirmativas e com o Centro de Referência de Igualdade Racial João Balula, a Paraíba está no caminho certo”, afirmou José Roberto Silva, gerente de Equidade Racial da Semdh.

João Balula

O nome do Centro é uma homenagem ao militante histórico do Movimento Negro da Paraíba, João Silva de Carvalho Filho, conhecido como João Baula, que atuou no enfrentamento do racismo no Estado.

APOIO-SITE-PICPAY

Igor Rocha

Igor Rocha é jornalista, nascido e criado no Cantinho do Céu, com ampla experiência em assessoria de comunicação e escritor nas horas vagas. Editor e coordenador regional do Notícia Preta

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.