Para criticar “Fora Bolsonaro” de Carol Solberg CBV usa palavra racista

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Denigre a imagem do esporte“. Esta foi a frase divulgada em um comunicado publicado no site da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) para demostrar seu descontentamento com a declaração da jogadora de vôlei de praia Carol Solberg, que, após vencer a decisão do terceiro lugar na etapa de Saquarema (RJ) do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, gritou “Fora, Bolsonaro“.

No comunicado, a CBV manifestou seu “repúdio à utilização dos eventos para realização de quaisquer manifestações de cunho político (…) atos como esse denigrem a imagem do esporte”.

O verbo “denegrir” significa “tornar negro”, “tornar escuro”, “difamar”, ou seja, relaciona o negro e a algo negativo ou pejorativo e, por este motivo, é considerado uma expressão racista.

A entidade disse ainda que a etapa foi “manchada por um ato totalmente impensado praticado pela referida atleta“. A confederação continuou, destacando que “tomará todas as medidas cabíveis para que fatos como esses, que denigrem a imagem do esporte, não voltem mais a ser praticados“.

APOIO-SITE-PICPAY

Thais Bernardes

Formada em jornalismo pelo Institut français de Presse-Université Panthéon-Assas, em Paris e com especialização em audiovisual pelo Institut Pratique de Journalisme (IPJ), também na França, Thais Bernardes é jornalista, assessora de imprensa e idealizadora do portal Notícia Preta, um site de jornalismo colaborativo. Antes de concluir seus estudos na Europa, Thais cursou Relações Públicas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde ingressou através do sistema de cotas. Após atuar como produtora no canal de TV France 2, em Paris, foi repórter no Jornal Extra, na rádio BandNewsFM e coordenadora de Comunicação da Secretaria de Estado de Direitos Humanos do Rio. Em novembro de 2018 a jornalista decidiu criar o portal Notícia Preta como forma de combater, através do jornalismo, o racismo e as desigualdades sociais.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.