Vaughan Gething, que até então ocupava o cargo de ministro da Economia do País de Gales, foi escolhido como líder do Partido Trabalhista, que governa o país, e assim, ocupa uma posição chamada de ministro principal. Com a decisão, Vaughan é o primeiro chefe de governo negro do País de Gales, uma das nações que compõe o Reino Unido.
A cerimônia de posse deve acontecer nesta quarta-feira (20). Ao ser escolhido para o posto, Vaughan Gething agradeceu. “Aos membros trabalhistas galeses, aos colegas sindicais e a todos os representantes trabalhistas no País de Gales — obrigado por depositarem sua confiança em mim“, escreveu em seu perfil no X (antigo Twitter).
O novo líder do país tem 50 anos e nasceu na Zâmbia, país localizado no sul da África. Filho de um homem galês branco e de uma mulher negra, Vaughan é um dos poucos líderes não-brancos da Europa, assim como o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, de ascendência indiana, e o ministro principal escocês, Humza Yousaf, que é filho de imigrantes do Paquistão.
Antes de Vaughan, quem ocupava o cargo de líder do Partido Trabalhista, e portanto, de ministro principal, era Mark Drakeford, que renunciou em dezembro do ano passado.
Leia também: O ano de 2023 foi o mais quente já registrado, aponta relatório da ONU