“Pintor dos Orixás”: baiano Ed Ribeiro realiza exposição gratuita no Rio de Janeiro

Xango-1024x818-1.jpg

Entre os dias 18 de março a 22 de abril, o artista baiano Ed Ribeiro, conhecido como “Pintor dos Orixás”, exibe a mostra gratuita ‘Conecte-se com o Sagrado’, no Centro Cultural Correios, no Centro do Rio de Janeiro.

A exposição traz pinturas e gravuras que retratam a cultura do Candomblé e a exaltação à natureza. Dentre as obras, 3 delas terão mais de 2 metros de comprimento, além de 2 esculturas, 1 instalação e 1 Ofá sagrado que pertenceu à Mãe Stella de Oxóssi.

Xangô, de Ed Ribeiro – Foto: Divulgação

A mostra ocupará o terceiro andar do Centro Cultural Correios, com montagem da instalação artística e cenografia por conta do arquiteto Humberto Macedo. Todo o piso do espaço será coberto por folhas e plantas nas entradas das salas, onde as pessoas presentes se conectarão com as forças da natureza durante a exposição.

“Será uma verdadeira conexão com as boas energias dos Orixás. A folha tem uma importância vital para o povo do Axé, sem ela é impossível realizar qualquer ritual. Não se cultua o Orixá sem folha. Folha é tudo!”, explica o artista.

Considerado o ‘Mestre Contemporâneo na Arte em Derramamento de Tintas’, – técnica criada pelo artista baiano que rendeu-lhe várias premiações, Ed conta que estar presente nesse espaço é a realização de mais um sonho.

Leia também: Hip Hop é declarado patrimônio cultural da Paraíba

“Poder estar em dos melhores espaços de arte do Brasil, no centro onde há toda a cultura do Rio de Janeiro é uma honra. Considero uma benção divina expor no Centro Cultural Correios, ocupando duas salas e com uma das mais conceituadas curadoria do Riccardo Tartaglia e Regina Nobrez, da Tartaglia Arte. É pra mim a realização de um sonho no mundo da arte, que já comecei a pintar tardiamente com 52 anos.”

Serviço

Exposição ‘Conecte-se com o Sagrado’

Quando – Vernissage 18 de março;  Visitação 21 de março a 22 de abril

Onde – Centro Cultural Correios, Rio de Janeiro

Horário –  Terça a sábado, das 12h às 19h

Deixe uma resposta

scroll to top