Organização do desfile ‘Beleza Negra’ denuncia ataques nas redes sociais

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Os organizadores do desfile para pessoas pretas, ‘Beleza Negra’, registraram um Boletim de Ocorrência na 32ª Delegacia de Polícia, em Samambaia, nesta quinta-feira (26), após receberem ataques nas publicações do Instagram. 

Alguns comentários nos posts foram: “desfile para beleza branca seria crime” e “a primeira é igual uma pérola, a segunda igual a uma jaca e a terceira me lembra um graveto”.Todas as falas já foram denunciadas e atacava alguma característica das pessoas que estavam nas fotos. 

O evento está na sua 15ª edição, é realizado em Brasília e ocorre no próximo sábado (28). A modelo Maria Ulhôa, que encontrava-se em uma das imagens, disse ao jornal “Metrópolis” sobre o sentimento de ver mensagens com este teor direcionada para ela. “Tive vontade de desistir, chorei ao ler tamanho preconceito, vivo em uma sociedade que ser mulher, negra e gorda é motivo para os outros quererem nos diminuir e ridicularizar”.

Imagem ilustrativa – Pexels

Ao Correio Braziliense, a idealizadora do projeto Dai Schmidt, contou não ser aceitável discriminação e a inserção de corpos negros dentro da moda é possivel indo contra o rascismo. “O nosso próximo desfile, que acontece no sábado, é motivo de ódio vindo de pessoas que ainda usam a internet para atacar e ferir a dignidade do negro. No entanto, como sempre reforço aos modelos, a nossa luta é constante e tem objetivo de desmoralizar esses crimes, além de reforçar a nossa presença no universo da moda. Isso só é possível com cultura, informação e combate ao racismo”, afirma ela.

Leia também: Ilê Axé Omiojuarô ganha um busto em homenagem à Mãe Beata de Yemanjá

O desfile Beleza Negra tem o objetivo de promover a inclusão do ser negro na moda e na sua industria, a apresentação contará com 57 modelos e todas as pessoas envolvidas são não brancas. Com entrada gratuita, é possível assistir o espetáculo às 19hrs no Centro Olímpico da Cidade Estrutural,  St. Norte, Quadra 3 AE 2 em Brasília (DF).

APOIO-SITE-PICPAY

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.