Um levantamento com base nos números divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), publicado nesta segunda-feira (31), revela que os estados com maior percentual de pessoas negras são os que mais tiveram abstenção, após as operações a Polícia Rodoviária Federa (PRF), no último domingo (30), segundo turno das eleições presidenciais.
De acordo com o levantamento realizado pelo Uol, Maranhão, que possui 74,3% da sua população composta por pessoas negras, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), teve a maior abstenção no país, com 23,34%. Logo depois, com 66% de população negra, vem o Estado de Alagoas, que registrou 23,30% de pessoas que deixaram de ir votar, seguido pelo Pará, com 76,7% de pessoas negras e obteve 22,64% de abstenção no segundo turno das eleições.
A média nacional de abstenção foi de 20,57% e todos esses Estados estão acima dos números nacionais. Além deles, completam a lista os estados de Goiás (20,74%), Mato Grosso do Sul (22,35%), Paraná (18,63%), Pernambuco (17,32%), Rio Grande do Norte (17,44%), Santa Catarina (17,42%) e Sergipe (18,89%).
Leia também: “O racismo é uma doença que precisa ser extirpada do nosso país”, diz Lula para multidão na Avenida Paulista (SP)
Ainda de acordo com o levantamento, o Nordeste, reduto do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi a região que concentrou o maior número de operações da PRF. Ao todo, foram 549 abordagens a ônibus que faziam transporte de eleitores e 49,5% dessas operações foram realizadas no Nordeste.
0 Replies to “Após operações da PRF, Estados com mais negros têm abstenção maior”