O portal Notícia Preta está entre os finalistas do Prêmio Sim à Igualdade Racial 2025, uma das mais relevantes premiações do país voltadas ao reconhecimento de pessoas, organizações e projetos que promovem a equidade racial. A indicação vem na categoria Raça em Pauta, que valoriza veículos de comunicação e criadores de conteúdo que pautam com consistência e relevância as questões raciais no Brasil.
Promovido pelo Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), o prêmio reconhece iniciativas nos pilares de Cultura, Educação e Empregabilidade, e nesta edição tem como tema o Carisma, entendido como força afetiva, poder e influência capazes de gerar transformação social. A cerimônia será transmitida pela TV Globo, no dia 25 de maio, logo após o Fantástico.

Fundado em 2018, o Notícia Preta é um dos principais veículos de jornalismo com linha editorial antirracista do Brasil. De forma independente, o portal atua há seis anos levando informação de qualidade com perspectiva racial, através de reportagens, programas audiovisuais, podcasts e projetos educativos. Sua equipe é formada 100% por pessoas negras — jornalistas, produtores, apresentadores e comunicadores que constroem diariamente uma nova narrativa sobre o Brasil.
Para Thais Bernardes, fundadora e diretora executiva do Notícia Preta, a indicação é mais do que um reconhecimento: é uma afirmação da potência da imprensa negra no país.
“Estar entre os finalistas do Prêmio Sim à Igualdade Racial é uma conquista enorme para o Notícia Preta. Somos um jornal independente, com uma equipe 100% negra, que há seis anos trabalha com seriedade para informar, provocar reflexão e ampliar vozes historicamente silenciadas. Esse reconhecimento fortalece nosso propósito e mostra que é possível fazer jornalismo de impacto com autonomia, compromisso e visão de futuro”, afirma Thais.
Além do Notícia Preta, disputam a mesma categoria os projetos Mídia Indígena e Ubuntu Esporte Clube. Os vencedores serão escolhidos por um júri que inclui personalidades como o cantor Xamã, a apresentadora Rita Batista, o carnavalesco Milton Cunha, a ativista Samela Sateré Mawé e a bailarina Vitória Bueno.
LEIA TAMBÉM: ‘NP Notícias’ estreia como o primeiro videocast ao vivo da mídia negra no Brasil