Arena Carioca Dicró inaugura exposição fotográfica sobre pipas

arena-dicro.jpeg

Nesta quinta-feira (31), a partir das 18h, acontece a abertura da exposição “Voa, Cria”, do artista e fotógrafo Arthur Viana, na Arena Carioca Dicró, na Penha (RJ). Esta é a primeira das três ocupações da Galeria L previstas no edital do Programa de Residências Artísticas 2023. A visitação é gratuita e acontece até o dia 31 de outubro.

Segundo Gisele Jacob, coordenadora da Arena Dicró, “Voa Cria” é composta por fotografias que narram a relação entre pipas e a vivência no território. “É sempre uma felicidade imensa iniciar mais uma Ocupação da Galeria L. A partir dessa iniciativa, entendemos a importância em fomentar profissionais da área das artes visuais na zona da Leopoldina, visto as lacunas existentes de suporte nesta linguagem artística”, comemora.

Entre agosto deste ano e abril de 2024, 3 artistas e coletivos da região metropolitana do Rio de Janeiro, que foram selecionados através de edital, participarão da Ocupação da Galeria L. Além das exposições, também serão realizadas atividades formativas propostas pelos autores. A exposição do fotógrafo Arthur Viana inicia este ciclo. 

A exposição ficará aberta ao público até o dia 31 de outubro, na Arena Dicró, na Penha, Zona Norte do Rio /Foto: Reprodução

Sobre Arthur Viana

Arthur Viana é cria da Maré e fotógrafo preto.Começou a fazer registros fotográficos em 2018 como uma possibilidade de expressão e de criar um legado, mesmo que através do outro. Faz parte de uma das primeiras gerações de pessoas pretas que têm a oportunidade de contar e registrar suas histórias através das imagens, para não serem esquecidas. Acredita que seu legado é eternizar os semelhantes, construindo narrativas e memórias a partir do seu olhar sobre o Complexo da Maré. Arthur Viana passou pela turma 2022 da Escola de Fotografia Popular, do Programa Imagens do Povo, do Observatório de Favelas.

Quem visitar a Galeria L, verá pipas personalizadas expostas entre as obras fotográficas. Para grupos escolares que visitarem o local até o final de outubro, serão realizadas oficinas para confecção do brinquedo. “Aqui na Arena Dicró, cada vez mais temos trabalhado a importância do brincar em nossa programação, assim, acreditamos que esta exposição possa oferecer um diálogo mais profundo e sensível em relação a este tema”, explica a coordenadora.

O Programa de Residências Artísticas é uma realização da Arena Carioca Dicró, Observatório de Favelas e da Prefeitura do Rio de Janeiro por meio da Secretaria Municipal de Cultura e tem o apoio da Água Mineral Donna Natureza.

Sobre a Arena Carioca Dicró    

Inaugurada em junho de 2012, a Arena Carioca Carlos Roberto de Oliveira – Dicró é um espaço cultural da Prefeitura do Rio de Janeiro, cogerido  pela Secretaria Municipal de Cultura e pelo Observatório de Favelas do Rio de Janeiro. Localizada na Penha, o nome homenageia um grande artista, intérprete  e compositor da música popular brasileira, morador da Leopoldina. O espaço destaca-se por ser um grande centro de difusão de produtos artísticos, de formação em diversas linguagens artísticas dentre elas balé Infantil, teatro juvenil, aulão de passinho, dança de salão, dança árabe, música, capoeira, circo. Além de possuir um teatro com capacidade para 338 pessoas.

Serviço

Exposição ‘Voa, Cria”, de Arthur Viana

Abertura: 31/08, às 18h

Visitação: De 31/08 a 31/10. Terça a domingo das 10h às 21h

Local: Arena Carioca Dicró – Rua Flora Lobo, sn/ – Penha – Parque Ari Barroso.

Entrada Franca

Leia também: Galpão Bela Maré realiza terceiro encontro do programa Resenhas, com exposição e roda de conversa

Deixe uma resposta

scroll to top