Com pré-acordo secreto com Barcelona, Neymar é julgado por fraude fiscal na Espanha

Copia-de-Copia-de-Copia-de-Copia-de-Copia-de-Copia-de-Copia-de-Copia-de-Copia-de-Copia-de-mega.png

Neymar participa nesta segunda-feira (17), de um julgamento na Espanha por irregularidades fiscais durante sua passagem no FC Barcelona. Esta é a primeira audiência de sete que acontece até o dia 31 de outubro devido a um pré-acordo secreto feito com o time europeu. 

A denúncia foi apresentada pelo DIS – fundo de investimento esportivo que pertencia ao grupo brasileiro de supermercados Sonda. Na qual a instituição, desde 2009, tinha posse de 40% dos direitos econômicos do jogador, mas recebeu um valor abaixo pela contratação do Neymar pelo Barça. 

Neymar
Neymar atualmente joga no time francês Paris Saint-Germain Football Club. Foto: Instagram

“Neymar Júnior, com a conivência de seus pais e do FC Barcelona, e seus dirigentes no momento, e do Santos FC (…) fraudou os legítimos interesses econômicos do DIS”, afirmou Paulo Nasser, advogado da empresa. 

O jogador é acusado do crime de corrupção empresarial pelo Ministério Público espanhol. Os pais do jogador, o ex-presidente do Santos e dois ex-presidentes do FC Barcelona também foram indiciados no processo. 

A passagem de Neymar pelo time espanhol aconteceu em 2017, de modo que custou 57,1 milhões de euros, todavia a justiça espanhola calculou que a operação custou ao menos 83 milhões de euros.

Acordo secreto 

O Ministério Público da Espanha indicou que houve ocultação do valor real da operação por meio de outros contratos dos quais ficou de fora. Inclusive a negociação teria sido feita entre Neymar, Santos e Barcelona em um pré-acordo secreto. 

De acordo com DIS, como acusação, o grupo pede ainda cinco anos de prisão para o jogador e dos ex-presidentes do Barça, além de multas milionárias. O Ministério Público indicou dois anos de prisão e o pagamento de multa de 10 milhões de euros para o jogador. 

Leia também: Em vídeo, Neymar declara voto em Bolsonaro

Segundo a defesa de Neymar, eles afirmam que o brasileiro não cometeu crime e questionam se a Espanha tem competência legal para o caso. De modo que os valores recebidos a mais corresponderam por um “bônus de contratação legal e habitual no mercado do futebol”. 

Em depoimento que acontece nesta sexta-feira 21 de outubro ou sexta-feira 28, como as outras pessoas físicas que foram acusadas, Neymar será ouvido pelo juiz. 

0 Replies to “Com pré-acordo secreto com Barcelona, Neymar é julgado por fraude fiscal na Espanha”

Deixe uma resposta

scroll to top