Na próxima sexta-feira (19) e sábado (20), o Museu do Amanhã traz uma programação voltada para as celebrações do Dia da Consciência Negra, com edição especial do Evidências das Culturas Negras e também do Clube de Leitura. O projeto Evidências das Culturas Negras promoverá, no dia 19 de novembro, às 17h30, no canal do Museu do Amanhã no Youtube, uma sessão de cinema seguida de conversa.
O filme escolhido é o documentário Trem do Soul, dirigido por Clementino Junior, que traça uma cartografia memorial e afetiva de um movimento jovem, preto e periférico que mexeu com corações, corpos, mentes e até com as fardas na década de 1970 na região metropolitana do Rio de Janeiro. Para debater sobre o documentário, estará presente o diretor do filme e cineasta Clementino Junior. “É importante revelar momentos históricos em que pessoas pretas, a partir de uma auto afirmação de sua identidade, criaram um movimento espontâneo em um dos momentos mais depressivos do país”, destaca Clementino Junior.
Leia também: Vitrine Preta expõe projeto de artistas e empreendedores periféricos de SP
Para o clube de Leitura, foi escolhido o livro Torto Arado, de Itamar Vieira Junior. O encontro será realizado dia 20 de novembro, às 10h, pelo Zoom. O romance acompanha as irmãs Bibiana e Belonísia, que vivem nas profundezas do sertão e têm as vidas marcadas por um acidente de infância. As inscrições devem ser realizadas no site do Museu.
Sobre o Museu do Amanhã
O Museu do Amanhã é um museu de ciências aplicadas que explora as oportunidades e os desafios que a humanidade terá de enfrentar nas próximas décadas a partir das perspectivas da sustentabilidade e da convivência.