A companhia Queimados Encena, em parceria com o Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira, apresenta o mural das lutas afro-brasileiras na cidade do Rio de Janeiro. O projeto tem o intuito de contar através da arte a trajetória da população negra durante o período escravagista até os dias atuais, ressaltando rostos de heróis e heroínas que contribuíram para a luta do povo negro no Brasil.
Esse evento conta com o apoio de instituições como Entre o Céu e a Favela, que auxilia na inclusão da Arte localizada na primeira favela do Brasil, conhecida por Morro da Providência. A organização permite que milhares de jovens, crianças e mulheres tenham acesso a cultura e capacitação profissional.
Serão realizados dois murais de graffiti pela perspectiva de três artistas, sendo eles a pintora e ilustradora Juliana Fervo, o Cazé Arte que contribui com trabalhos artísticos para o projeto Negro Muro e André Kajaman fundador do Meeting Of Favela, o maior mutirão de arte urbana do mundo.
Leia também: Museu das Favelas realiza ciclo de conversas “Ser Favela”
Os muros do morro da Providência e do MUHCAB foram os escolhidos para a iniciativa que privilegia a cultura negra e a história das lutas afro-brasileiras, dando vida para a representatividade no âmbito da arte, que tem como objetivo fortalecer o aprendizado de fatores históricos desconhecidos da cultura negra. Também ocorrerá a produção de oficinas em uma escola da região que irá desenvolver atividades sobre os fundamentos do grafite, durante quatro dias.