O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) premiou 923 municípios brasileiros que se destacaram por promover avanços significativos na qualidade de vida de crianças e adolescentes entre 2021 e 2024. O prêmio reconhece cidades que investiram em políticas públicas nas áreas de saúde, educação e proteção contra a violência, beneficiando mais de 8 milhões de jovens de zero a 17 anos em todo o país.
Um ponto de destaque é a concentração de municípios vencedores na região Nordeste, que abrigou a maior parte das cidades certificadas. Ao todo, 923 das 2.023 cidades inscritas conseguiram atingir metas acima da média nacional, demonstrando o impacto positivo das políticas voltadas para a infância e adolescência, especialmente em áreas historicamente mais vulneráveis.
A premiação não se baseia apenas nos melhores índices absolutos, mas, principalmente, nas cidades que mostraram um avanço significativo em relação à média nacional. Os resultados alcançados em saúde, educação e proteção contra violências são fruto de um trabalho contínuo dos gestores públicos, que, com o apoio técnico do Unicef, implementaram políticas direcionadas a sete áreas prioritárias:
- Cuidados com a primeira infância;
- Imunização e acesso à saúde;
- Melhora na educação, da creche à preparação para o mercado de trabalho;
- Investimentos na saúde física e mental de crianças e adolescentes;
- Promoção de hábitos de higiene e acesso à água potável;
- Proteção contra todas as formas de violência;
- Proteção social para famílias vulneráveis, especialmente de comunidades tradicionais.
Os municípios premiados demonstraram avanços substanciais em várias áreas. Um exemplo é a redução do abandono escolar. Enquanto a média nacional registrou uma queda de 38% entre 2020 e 2023, as cidades premiadas apresentaram uma redução de 47% nesse período.
Na área da saúde, o aumento na cobertura vacinal foi expressivo. Enquanto o país viu a imunização pela Tríplice Viral aumentar 1,64% (de 64,27% para 65,91%), nos municípios certificados a melhora foi muito maior, com um salto de 10% (de 56,4% para 66,4%).
Nordeste em Destaque
Os estados da região Nordeste foram os que mais tiveram municípios condecorados. A região destacou-se pelo empenho em promover a inclusão social e a melhoria nas condições de vida de suas populações jovens. Estados como Maranhão (129), Piauí (93), Ceará (158), Pernambuco (81) e Paraíba (88) estão entre os mais premiados
Confira a lista completa das cidades certificadas.
O selo do Unicef é entregue a cada quatro anos e representa o comprometimento de prefeitos e gestores municipais em investir no futuro das novas gerações. A certificação não envolve repasse financeiro, mas sim suporte técnico, com capacitação e orientação para a implementação de políticas efetivas.
Ao longo de quatro anos, os municípios inscritos são monitorados pelo Unicef e, ao atingir ou superar as metas estabelecidas, recebem o reconhecimento. A premiação deste ano reafirma a importância de investir na infância e adolescência como um caminho para garantir um futuro mais igualitário e próspero para o Brasil.
Leia também: Cerca de 200 crianças e adolescentes são agredidos por dia no Brasil