Mulher dá à luz em recepção de maternidade no RJ após médica a mandar de volta para casa

noticia-preta-mae-bebe.jpg

Queli Santos Adorno, de 35 anos, deu à luz no chão da recepção da Maternidade
Municipal de Santa Cruz da Serra, em Duque de Caxias, Baixada Fluminense. A mulher grávida chegou com antecedência para ter o quarto filho, mas uma das médicas que a atendeu a mandou para casa, apesar das dores aumentarem, segundo relata a irmã de Queli, Carine Santos Adorno, que a acompanhava.

O parto aconteceu por volta de 6h da manhã, na última semana. Ao G1, Carine Santos explicou que a primeira médica fez um ótimo atendimento e solicitou que sua irmã não fosse para casa. Depois da mesma médica avaliar sua irmã pela segunda vez, Carine conta que uma segunda médica a avaliou por volta das 4h da manhã, mandando sua irmã para casa.

“Ela foi muito grossa com a minha irmã, a tratou com deboche. Ela falou ‘Você não deveria nem estar aqui, você deveria estar em casa, porque você está treinando’. Aí, minha irmã falou: ‘Essa aqui é minha quarta gestação, eu não estou treinando, essa criança vai nascer doutora, eu não posso ir pra casa’. E minha irmã se recusou a ir embora”, afirmou Carine.

Queli deu à luz na recepção da maternidade, em Duque de Caxias — Foto: Reprodução/ TV Globo

Segundo o relato, enquanto a primeira médica orientou que a mulher grávida aguardasse no hospital e andasse de um lado para o outro para ajudar o fluxo das contrações, a última médica ignorou as reclamações de dor feitas por Queli. Ainda segundo a irmã de Queli, um documento feito a mão pela médica em questão, dizia que a paciente se recusou a ir para casa.

Em nota enviada ao Notícia Preta, a Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de
Saúde, informou que a médica responsável pelo último atendimento à paciente, foi demitida. A prefeitura confirmou que a gestante Queli Santos Adorno, que deu entrada na maternidade na noite da última sexta-feira (22), e que estão apurando as denúncias feitas.

Foi aberta sindicância interna para apuração e responsabilização das demais condutas dos profissionais envolvidos no atendimento à paciente. A Prefeitura de Duque de Caxias manifesta ainda seu repúdio a esse tipo de conduta médica e reafirma seu compromisso com a assistência humanizada e o bem comum de todos os pacientes atendidos na rede municipal de saúde“, diz parte da nota.

Ainda de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde e a direção da maternidade, “a mãe e o bebê seguem na unidade internados, em bom estado de saúde, e sob os cuidados de equipe multidisciplinar“.

No vídeo que circula pela internet é possível ver Queli lamentando o fato ainda deitada no chão :“Eu falei, eu falei. Doutora negligente, eu falei. Disse tanto e ela não acreditou em mim”, dizia ela.

Leia mais notícias aqui: “Quem já desmatou tem que contribuir para manter as florestas de pé”, diz Lula em cerimônia em Belém (PA)

Thayan Mina

Thayan Mina

Thayan Mina, graduando em jornalismo pela UERJ, é músico e sambista.

Deixe uma resposta

scroll to top