Representantes do Movimento Negro do Espírito Santo realizaram uma ocupação simbólica na manhã desta quinta-feira (12) em frente à Câmara Municipal de Vitória. Com participação de candidaturas negras ao legislativo, o ato denunciou a desigualdade racial nos espaços de representação política e enfatizou a importância de votar nestas eleições em candidatos negros, que estejam comprometidos com o combate ao racismo e às opressões de gênero e classe.
A iniciativa foi promovida pelo Círculo Palmarino, organização do Movimento Negro no ES. “Esperamos que o aumento da participação de negros e negras na disputa, que foi recorde neste ano, se reflita numa ampliação da nossa presença nos espaços de poder”, afirma Lula Rocha, coordenador da organização.
O recorde mencionado se refere à maior proporção já registrada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de candidatos negros nessas eleições de 2020 (49,9%). No entanto, este aumento não se reflete na realidade, conforme mostrou um levantamento do próprio TSE, que revelou que cerca de 25 mil candidatos mudaram sua raça declarada nesta eleição. Ao todo, 40% dos candidatos mudaram sua autodeclaração, passando de branco para negro.
Na ocupação, houve microfone aberto para os candidatos negros ao legislativo da capital capixaba reafirmarem seus compromissos e, apesar de serem de partidos diferentes, todos os candidatos ressaltaram a importância de atender as demandas da população negra de Vitória, historicamente subrepresentada, e de construir uma política antirracista.