“Afeto e Memória”: Mostra fotográfica em São Paulo celebra a arte e a cultura preta

Daisy-Serena_um-ebo-para-cada-rua--scaled.jpg

O projeto “Afeto e Memória” tem como ponto de partida o registro de imagens sobre manifestações culturais do Brasil e fora dele, que se reverbera em atividades, como rodas de conversa e oficinas,  que propõe a reflexão sobre como o fazer da fotografia, afeto e memória estão interligados. 

A mostra “Afeto e Memória” entrou em cartaz no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, em São Paulo, neste sábado (15), abrindo os caminhos do projeto. Com entrada gratuita, a exposição que vai até 13 de agosto, traz 40 fotografias dos artistas: Bete Marques, Daisy Serena, Eliária Andrade, Gsé Silva, Helen Salomão, Ina Henrique Dias, Júlio César Almeida, Mari Ser, Nego Júnior e Rodrigo Zaim.

Sob o olhar de dez artistas, que retratam a população negra em seus espaços cotidianos mostrando a riqueza e a complexidade da experiência negra com o tema, a memória e o afeto da população negra ocupam os espaços, ultrapassam as lentes e ganham forma através das fotografias.

Cada fotografia apresenta uma história única, imortalizando momentos entre trocas cotidianas e territoriais, da família, sobre a conexão do sagrado e da ancestralidade, e do corpo como o grande guardião da memória. Através dessas fotografias, o público é convidado a refletir sobre a complexidade das emoções e os laços afetivos presentes nas comunidades negras, ampliando a compreensão e o reconhecimento da contribuição da cultura afro-brasileira para a sociedade.

Fotografia de Daisy Serena, do projeto “Afeto e Memória”

Para a fotógrafa e idealizadora do projeto, Eliária Andrade, “um país onde a maioria das pessoas são pretas e sempre estiveram à margem da produção cultural, a exposição tem como premissa proporcionar um espaço de visibilidade e reconhecimento para fotógrafos negros e suas narrativas. Iniciativas como esta, visam colaborar com o fortalecimento da narrativa preta através das suas memórias e vivências culturais, além da representatividade”, contou. 

O projeto tem curadoria de Bárbara Copque e Rosane Borges , e tem apoio do Edital 3ª Edição de Apoio à Cultura Negra para a cidade de São Paulo – Secretaria Municipal de Cultura.

RODAS DE CONVERSA

As quatro rodas de conversa acontecerão de forma presencial, onde os artistas terão a chance de compartilhar suas histórias, inspirações e desafios no campo da fotografia. Será um espaço de diálogo aberto, promovendo a troca de ideias e fortalecendo a comunidade artística negra. 

OFICINAS 

Com a realização de três oficinas online, que propõem aos participantes a oportunidade de refletir diferentes expressões artísticas e expandir seus horizontes criativos. As oficinas, abrangem três áreas distintas: Corpografia, Fotobordados e Lambes. Esta última, será realizada de forma híbrida, concluindo com a colagem de Lambes, no CCJ Ruth Cardoso. Outras informações aqui.

LANÇAMENTO DE LIVRO 

Como parte da programação, também será lançado o livro “Afeto e Memória”, que reunirá imagens dos fotógrafos da mostra.

Confira a programação completa abaixo: 

Mostra Afeto e Memória

Local: CCJ – Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso 

Data: 15/07 – 17h até 13/08

Endereço: Av. Dep. Emílio Carlos, 3641 – Vila dos Andrades, São Paulo – SP, 02721-200

Rodas de Conversa – Mesas  

Local: CCJ – Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso

  • No dia 22/07 às 17h, os artistas participantes são: Helen Salomão, Bárbara Copque e Júlio César
  • No dia 25/07 às 19h, os artistas participantes são: Bete Marques, Rosane Borges e Ina Henrique
  • No dia 05/08 às 14h, os artistas participantes são: Nego Júnior, Luiz Paulo Lima e Rodrigo Zaim 
  • No dia 12/08 às 15h, na Casa de Cultura da Vila Guilherme (Praça Oscar da Silva, 110 – Vila Guilherme, São Paulo – SP, 02067-070) os artistas participantes são: Daisy Serena, Eliária Andrade e Gsé Silva 

Lançamentos do Livro “Afeto e Memória”

Data: 22/07

Horário: 18h30

Local: Casa de Cultura da Vila Guilherme

Endereço: Av. Dep. Emílio Carlos, 3641 – Vila dos Andrades, São Paulo – SP, 02721-200

Local: Casa de Cultura da Vila Guilherme 

Data: 12/08

Endereço: Praça Oscar da Silva, 110 – Vila Guilherme, São Paulo – SP, 02067-070

Horário: 16h30

Oficina: Colagem dos Lambes

Local: CCJ – Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso 

Data: 05/08

Endereço: Praça Oscar da Silva, 110 – Vila Guilherme, São Paulo – SP, 02067-070

Horário: 14h

Ficha Técnica

Artistas: Bete Marques @betemarques, Daisy Serena @daisy_aserena, Eliária Andrade @eliariandrade, Gsé Silva @gessesilva, Helen Salomão @helesalomao, Ina Henrique Dias @inahds_, Júlio César Almeida @juliocesaarrrr, Mariana Ser @mariserfoto, Nego Júnior @negojunior_  e Rodrigo Zaim @rodrigozaim  

Curadoras: Bárbara Copque @barbara.copque Rosana Borges @_rosaneborges

Assessoria de Imprensa: Kelly Santos e Adna Matias @midiapentefino

Redes Sociais do Projeto: @afeto_e_memoria

Leia também: Museu Afro Brasileiro Emanoel Araújo inaugura exposição “Roça é Vida”

Local: CCJ – Centro Cultural da Juventude Ruth Card

Deixe uma resposta

scroll to top