Morre ex-deputado federal David Miranda, aos 37 anos

David-Miranda-scaled-1-scaled.jpg

Morreu nesta terça-feira (09) o ex-deputado federal David Miranda, aos 37 anos, no Rio de Janeiro. O político estava internado desde 6 de agosto do ano passado para tratar uma infecção gastrointestinal, mas durante a internação foi alvo de infecções sucessivas, em um quadro de septicemia. A notícia foi dada pelo marido do político, o jornalista Glenn Greenwald, pelas redes sociais.

“É com a mais profunda tristeza que eu comunico a morte do meu marido, David Miranda. Ele iria fazer 38 amanhã. Sua morte, no início desta manhã, ocorreu após uma batalha de 9 meses na UTI. Ele morreu em paz, cercado por nossos filhos, pela família e por amigos”, escreveu o jornalista norte-americano sobre o marido que faria aniversário nesta quarta-feira (10).

David Miranda faleceu após 9 meses na UTI /Foto: Michel Jesus/ Câmara dos Deputados

Em sequência Glenn também destacou a trajetória de David. “A vida de David foi extraordinária em todos os aspectos. Sua mãe morreu quando ele tinha 5 anos, deixando-o órfão em Jacarezinho. Mas uma vizinha linda e compassiva, Dona Eliane, acolheu-o apesar de ter 4 filhos de sua própria e profunda pobreza, tornou-se sua mãe, deu-lhe uma chance de vida”, explicou durante a homenagem, que conta com imagens do ex-deputado ao lado dos filhos do casal e ao longo da trajetória política.

Se descrevendo como “preto, favelado e LGBT”, David Miranda se tornou o primeiro vereador gay a ser eleito para a Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Depois, aos 32 anos, se tornou deputado federal. Amigos e companheiros políticos lamentam o falecimento do político nas redes sociais.

“David foi nosso amigo e companheiro de bancada na última legislatura e levou o seus sorrisos para aquele lugar tão cinza. Desde antes, dividimos muitos momentos alegres e também alguns muito tristes, como a perda da nossa amiga Marielle”, escreveu a deputada federal Talíria Petrone (PSOL) nas redes sociais.

Leia também: Renata Souza se abriga de tiroteio durante operação policial, na Maré

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Formada em Jornalismo em 2021, atualmente trabalha como Editora no jornal Notícia Preta, onde começou como colaboradora voluntária em 2022. Carioca da gema, criada no interior do Rio, acredita em uma comunicação acessível e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top