A escola de samba Mocidade Alegre é a grande campeã do carnaval de São Paulo em 2023. Com o enredo “Yasuke”, um imigrante africano que se tornou samurai no Japão, a escola chega ao 11º título, ao lado de Nenê de Vila Matilde e atrás apenas da Vai-vai em número de títulos.
Segundo historiadores, “Yasuke” teria aportado no Japão no século XVI, quando as missões jesuítas portuguesas chegaram ao país, junto com o missionário Alessandro Valignano. O rapaz seria originário de Moçambique e, até então, os japoneses nunca haviam visto uma pessoa de pele preta.
Em segundo lugar fico a Mancha Verde, seguida pela Império de Casa Verde, em terceiro lugar. Unidos de Vila Maria e Estrela do Terceiro Milênio foram rebaixadas para o Grupo de Acesso do carnaval de São Paulo. A apuração foi realizada nesta terça-feira (21), no sambódromo do Anhembi, Zona Norte da Capita paulista.
Ao todo, as 14 escolas foram avaliadas em nove quesitos e a disputa entre Mocidade Alegre e Mancha Verde foi acirrada até os 210 pontos. A Mancha Verde perdeu um décimo no peúltimo quesito, Mestre-Sala e Porta-Bandeira.
Leia também: Rituais de matriz africana fazem parte do Carnaval de Pernambuco
Nenhuma das agremiações foi únida nesta edição do carnaval da maior cidade do país, no entanto, as torcidas não puderam participar da apuração na tarde desta terça-feira. O desfile das campeãs acontece no próximo sábado (25) e vai reunir as cinco escolas mais bem colocadas do grupo especial: Mocidade Alegre; Mancha Verde; Império de Casa Verde; Acadêmicos do Tatuapé; Dragões da Real
0 Replies to “Com enredo sobre imigrante africano no Japão, Mocidade Alegre é campeã do Carnaval de SP”