Ministra da Igualdade Racial faz seu primeiro pronunciamento pelo Dia da Consciência Negra, neste domingo (19)

WhatsApp-Image-2023-11-19-at-12.25.23_f30d6e2c.jpg

Na noite deste domingo (19), a ministra da Igualdade Racial Anielle Franco, fará um pronunciamento oficial para todo o país, pelo Dia da Consciência Negra, comemorado nesta segunda-feira (20). Essa será a primeira vez que a ministra faz um pronunciamento à nação em referência a data que marca a luta por equidade racial da população negra brasileira.

Além disso, o presidente Lula assinará, nesta segunda-feira (20), um decreto que institui a criação de um Grupo de Trabalho Interministerial (GTI), que será responsável por criar políticas de comunicação social antirracista em órgãos e entidades públicas federais. O grupo terá 90 dias para elaborar o “Plano de Comunicação Antirracista da Administração Pública”.

Anielle Franco fará o pronunciamento na noite de domingo (19) /Foto: Divulgação

A informação tanto sobre o pronunciamento na TV aberta, quanto sobre a assinatura do decreto pelo presidente, foi confirmada pela ministra em reunião com mídias negras, na última sexta-feira (17). Durante a fala direcionada aos brasileiros, a ministra fará menção ao 20 de novembro, e a importância a luta antirracista.

Sobre o GTI que será formado, parte das ações do governo federal para o novembro negro, a intenção é promover uma comunicação mais inclusiva, que não reproduza estereótipos racistas.

Ele será composto por 10 representantes do governo: cinco do Ministério da Igualdade Racial, e cinco da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, comandada pelo ministro-chefe Paulo Pimenta. Também serão convidados especialistas e representantes da sociedade civil, para participar de reuniões ou emitir parecer.

Os ministros das duas pastas deverão designar nomes para garantir a participação de mulheres e pessoas negras no desenvolvimento das atividades propostas pelo GTI. Para a ministra Anielle Franco, a comunicação pode ter um papel de protagonismo no combate ao racismo.

Esta é uma entrega que reflete o compromisso desse Governo no combate ao racismo e vai trazer este debate para o centro da comunicação institucional. É um passo inicial muito importante para que as nossas comunicações tenham um papel ativo nesse combate”, diz Anielle.

O grupo vai focar em desenvolver o ‘Plano Nacional de Comunicação Antirracista’, e propor estratégias que fortaleçam as mídias negras. A promoção da diversidade racial em publicidades e patrocínios do Estado também faz parte da proposta do grupo, que pretende manter um diálogo constante com a sociedade e veículos de comunicação, e promover apoio técnico a novas diretrizes e políticas voltadas ao tema.

A sociedade civil, que não compõe o grupo, também poderá participar enviando recomendações por meio de uma consulta pública online, que será disponibilizada em breve.

Leia também: Ministério da Igualdade Racial anuncia ações do Mês da Consciência Negra em todo o país

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Formada em Jornalismo em 2021, atualmente trabalha como Editora no jornal Notícia Preta, onde começou como colaboradora voluntária em 2022. Carioca da gema, criada no interior do Rio, acredita em uma comunicação acessível e antirracista.

Deixe uma resposta