Ministra Anielle Franco discute impacto da desigualdade racial na saúde com representante da Unaids

f651aaec-b38a-4e09-9d26-aafdc7e0f3b3.jpeg

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, recebeu a diretora-executiva do Programa das Nações Unidas para HIV/Aids (UNAIDS), Winnie Byanyima, nesta quarta-feira (07). Winnie está no Brasil para anunciar o Conselho Global sobre Desigualdade, AIDS e Pandemias.

Estamos aqui porque acreditamos na liderança do Brasil na luta contra desigualdades”, iniciou Winnie. “A desigualdade racial ainda é importante na questão do HIV/Aids. Mesmo em países que já controlaram a doença, ainda vemos novos casos e mortes entre grupos racializados”, continuou.

Diretora-executiva do Programa das Nações Unidas para HIV/Aids (UNAIDS), Winnie Byanyima e a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, respectivamente /Foto: Sérgio Lima.

O intuito da visita foi convidar a ministra Anielle a contribuir com o Conselho com informações sobre as desigualdades raciais no Brasil e seus impactos sobre as pandemias.

No Brasil, as infecções por HIV estão diminuindo drasticamente entre a população branca com a ampliação do acesso a tratamentos e ferramentas de prevenção. No entanto, entre a população negra, as infecções e mortes por HIV seguem aumentando.

A ministra Anielle Franco exaltou a criação da Coordenação de Saúde da População Negra no Ministério da Saúde e a importância de que este tema tenha visibilidade e importância no governo. “Desde a transição a importância do tema da saúde da população negra tem sido pautada, e a ministra Nísia é uma grande parceira e tem colocado este tema na linha de frente de seu ministério”, disse Anielle.

Leia também: Ministérios da Igualdade Racial brasileiro e espanhol assinam nota conjunta contra racismo no futebol e em apoio a Vini Jr.

A ministra também colocou o MIR à disposição para as parcerias e articulações com a UNAIDS e para a troca de informações e produção de dados sobre desigualdades e seus impactos na saúde.

Via Ascom

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Formada em Jornalismo em 2021, atualmente trabalha como Editora no jornal Notícia Preta, onde começou como colaboradora voluntária em 2022. Carioca da gema, criada no interior do Rio, acredita em uma comunicação acessível e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top