Fonte: Consórcio de veículos de imprensa
Desde o início da pandemia o Brasil contabilizou 12.753.258 casos e 321.886 mortes por Covid-19. Março teve mais do que o dobro de mortes de julho de 2020, o 2º pior mês da pandemia. É o que mostra novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde, consolidados às 20h de quarta-feira.
Entre quarta (31) e terça-feira (30) desta semana, foram computadas 3.950 mortes em decorrência da doença. Pela primeira vez, num intervalo de sete dias, foram registradas mais de 20 mil mortes.
Já são 70 dias seguidos com a média móvel de mortes acima da marca de mil; o país completa agora 15 dias com essa média acima dos 2 mil mortos por dia; e já é o quinto dia com a média acima da marca de 2,5 mil, aproximando-se agora da média de 3 mil vidas perdidas por dia.
Além disso, março também foi o mês em que em que quase todos os estados apresentaram tendência de aceleração na média móvel de mortes por covid-19. A única exceção é o estado do Amazonas, que teve apenas quedas depois de apresentar altas consecutivas em dezembro, janeiro e fevereiro.
Em março, o número de mortes no Brasil seria suficiente para “classificar” o país como 10º colocado no ranking de países com maior número de óbitos desde o início da pandemia.