“Malunguinho: O Mensageiro de Três Mundos” é o enredo da Viradouro para o Carnaval de 2025

53526402616_b6cc3bbb0a_o.webp

A Unidos do Viradouro, campeã do último carnaval carioca, divulgou seu enredo para 2025: “Malunguinho: O Mensageiro de Três Mundos”. A agremiação de Niterói vai contar a história de João Batista, conhecido como Malunguinho, que foi líder do quilombo do Catucá, em Pernambuco, no século 19. O anúncio foi feito através das redes sociais das escola na última segunda-feira (08).

A vermelho e branco de Niterói publicou em sua conta do Instagram e do X (antigo Twitter). “Sobô Nirê Mafá! Assim é saudado ‘Reis Malunguinho’. E é com a companhia poderosa dessa entidade afro-indígena, que se manifesta como Caboclo, Mestre e Exu/Trunqueiro, que a Viradouro dá início à caminhada rumo ao Carnaval 2025”, diz trecho do anuncio do enredo.

Desfile da Unidos do Viradouro – Foto: Alex Ferro/Riotur

A pesquisa do enredo foi feita por, Tarcisio Zanon, João Gustavo Melo, Marcelinho Calil, Alex FAB, Edvaldu Neto e Tales Duarte. João viveu em Pernambuco na primeira metade do século 19 e, segundo registros históricos, foi o último líder do quilombo Catucá. Malunguinho foi perseguido pela coroa portuguesa.

“Ao fugir das emboscadas, ocultou-se na mata e aprendeu com os indígenas o segredo da força das ervas. Assim, tornou-se Mensageiro de Três Mundos: Mata, Jurema e Encruzilhada. Malunguinho é o dono da chave mágica para abrir senzala e fechar o corpo dos que a ele rogam proteção”, diz trecho da publicação da Viradouro.

Para o carnaval de 2025, a Unidos do Viradouro não fez muitas movimentações no mercado. A agremiação segue com Wander Pires à frente do microfone, mestre Ciça continua comandado a bateria Furacão Vermelho e Branco, o casal de mestre-sala e porta-bandeira seguem sendo os consagrados Julinho e Ruth, Priscilla Mota e Rodrigo Negri seguem na coreografia da comissão de frente, além de Tarcísio Zanon, que já conquistou dois títulos pela escola, segue sendo carnavalesco.

Leia mais notícias aqui: “Desafio é fortalecer a interface entre direitos humanos e economia”, diz Silvio Almeida na audiência sobre Direitos Humanos e Empresas

Thayan Mina

Thayan Mina

Thayan Mina, graduando em jornalismo pela UERJ, é músico e sambista.

Deixe uma resposta

scroll to top