Mais de 360 municípios gaúchos são atingidos por fortes chuvas, aponta a Defesa Civil

27set2023_alex_rocha_trecho_01_da_orla_-4-1.webp

De acordo com o último boletim divulgado pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (06), 364 municípios gaúchos foram atingidos pelas fortes chuvas que acometem a região desde a última semana. A cheia histórica levou o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconhecer o estado de calamidade pública em todo o estado.

Acesse nosso Grupo de WhatsApp clicando aqui.

Até o momento, o estado registrou 21.957 pessoas desalojadas, 19.368 pessoas estão temporariamente em abrigos e há 276 feridos, além de 83 mortes. Cerca de 111 pessoas estão desaparecidas, segundo a Defesa Civil.

Nível das águas do Lago Guaíba cai para 5,29 m, nesta manhã, em Porto Alegre Foto: Alex Rocha/PMPA

Uma força tarefa do governo federal, composta por Forças Armadas, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Brigada Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e voluntários, que além de atuarem no resgate de mais de  20 mil pessoas, também contribui para o envio de suprimentos e insumos na área hospitalar

Enquantos as autoridades e voluntários seguem em ajudar os atingidos, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém o alerta de nível vermelho para a região até esta terça-feira (06), com mais previsão de chuvas. Mas o nível do Lago Guaíba está diminuindo.

Segundo atualizações da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado do Rio Grande do Sul (Sema/RS), nesta segunda-feira (o6) o lago estava em 5,29 m na capital do estado, enquanto que no último domingo (05), o nível estava em 5,31 m de profundidade.

Leia também: Governo adia “Enem dos Concursos” em todo país por conta das chuvas no RS

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Carioca da gema, criada em uma cidade litorânea do interior do estado, retornou à capital para concluir a graduação. Formada em Jornalismo em 2021, possui experiência em jornalismo digital, escrita e redes sociais e dança nas horas vagas. Se empenha na construção de uma comunicação preta e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top