De acordo com o último boletim divulgado pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (06), 364 municípios gaúchos foram atingidos pelas fortes chuvas que acometem a região desde a última semana. A cheia histórica levou o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconhecer o estado de calamidade pública em todo o estado.
Acesse nosso Grupo de WhatsApp clicando aqui.
Até o momento, o estado registrou 21.957 pessoas desalojadas, 19.368 pessoas estão temporariamente em abrigos e há 276 feridos, além de 83 mortes. Cerca de 111 pessoas estão desaparecidas, segundo a Defesa Civil.
Uma força tarefa do governo federal, composta por Forças Armadas, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Brigada Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e voluntários, que além de atuarem no resgate de mais de 20 mil pessoas, também contribui para o envio de suprimentos e insumos na área hospitalar
Enquantos as autoridades e voluntários seguem em ajudar os atingidos, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém o alerta de nível vermelho para a região até esta terça-feira (06), com mais previsão de chuvas. Mas o nível do Lago Guaíba está diminuindo.
Segundo atualizações da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado do Rio Grande do Sul (Sema/RS), nesta segunda-feira (o6) o lago estava em 5,29 m na capital do estado, enquanto que no último domingo (05), o nível estava em 5,31 m de profundidade.
Leia também: Governo adia “Enem dos Concursos” em todo país por conta das chuvas no RS