Maior motivo de abandono escolar é a necessidade de trabalhar, segundo IBGE

rvsa_abr_1409210335.jpg

São Paulo - Sala de aula vazia da Escola Estadual Terezine Arantes Ferraz Bibliotecaria, no Parque Casa de Pedra, zona norte da capital.

O maior motivo do abandono escolar é a necessidade de trabalhar. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quarta-feira (7) dados que demonstram os motivos da evasão escolar dos jovens no Brasil.

Segundo o IBGE, os dados de 2022 mostram que, de um total de 52 milhões de pessoas, de 14 a 29 anos no país, cerca de 18% (9,5 milhões) não completaram o ensino médio, por terem abandonado antes do tempo ou por nunca terem ido a escola.

Foto: Rovena Rosa/Agencia Brasil

Quando os jovens foram perguntados sobre o principal motivo por estarem nessa situação 40,92% responderam que é a necessidade de trabalhar; 24,7% responderam falta de interesse em estudar; 14,5% responderam outros motivos; 9,2% responderam gravidez; 3,6% problemas de saúde; e 3,2% responderam ausência de escola na localidade, vaga ou turno desejado.

Recorte de gênero.

Entre os homens, o percentual de abandono devido a necessidade de trabalhar foi 51,6%, seguido pela falta de interesse em estudar, que marcou 26,9% dos homens. Já com as mulheres, o percentual de abandono devido a necessidade de trabalhar foi de 24%, seguido pela gravidez, com 22,4%, e 21,5% por falta de interesse em estudar.

Leia mais aqui: Inclusão do Fundeb no novo arcabouço fiscal pode prejudicar negros e os mais empobrecidos, alerta especialistas

O IBGE também indicou que 10,3% das mulheres afirmou que os afazeres domésticos as impossibilitaram de continuar os estudos. No caso dos homens, esse percentual foi praticamente inexistente, chegando ao total de 0,6%.

Thayan Mina

Thayan Mina

Thayan Mina, graduando em jornalismo pela UERJ, é músico e sambista.

Deixe uma resposta

scroll to top