Mães solo têm mais dificuldade de entrar no mercado de trabalho, aponta pesquisa
Mães solo têm mais dificuldade de entrar no mercado de trabalho, aponta pesquisa
O número de mães solo, aquelas que cuidam sozinhas de seus filhos, aumentou 17,8% na última década, passando de 9,6 milhões em 2012 para 11,3 milhões em 2022. Esta situação gera ainda mais dificuldades para o ingresso dessas mulheres no mercado de trabalho. Esse é o resultado de uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
O estudo indica que a maior parte dessas mães, pouco mais de 70% vivem apenas com seus filhos, são formadas por mulheres negras, número de quase 7 milhões, e estão no Norte e Nordeste do país.
Janaína Feijó, responsável pelo estudo, resume a dificuldade enfrentada por essas mães:
“Essa mãe praticamente não tem com quem contar, ela não tem uma rede de apoio e ela não conta também com o conjugue, que faz com que a sobrecarga da maternidade recaia muito mais forte sobre a mãe nestas condições”.
O número de mães solo, aquelas que cuidam sozinhas de seus filhos, aumentou 17,8% na última década
Janaína também ressalta que esses números refletem em um menor nível de instrução dessas mulheres e em dificuldades para se equiparar aos homens no mercado de trabalho. A situação é ainda mais crítica para as negras, com mais da metade delas, 58,7%, tendo no máximo o ensino fundamental completo e apenas 8,9% com nível superior.
“As ocupações que remuneram mais, elas demandam maior nível educacional, e também que o empregado trabalhe uma maior quantidade de horas. No caso, no contexto de uma mãe solo, ela tanto não vai ter o nível educacional requerido pelas boas oportunidades, como ela também vai ter dificuldade de conciliar a jornada de trabalho. Então muitas dessas mulheres encontram na informalidade a única forma de conciliar maternidade e responsabilidade familiar”, disse Janaína.
Karlielly Alves é mãe solo. Para ela, a parte financeira é a mais difícil.
“Principalmente quando a gente não amamenta os nossos filhos e eles dependem de fórmula. Você pensa, ai meu Deus, como vai ser na semana, porque o leite de fórmula geralmente dura uma semana. Então cada semana é um gasto diferente”.
O estudo também aponta a relação entre idade e presença na força de trabalho. De todas as mães solo entre 15 e 60 anos, 29,4% estão fora da força, 7,2% estão desempregadas e 63,3% estão ocupadas. No caso de mulheres com filhos até 5 anos essa situação piora: as chances delas estarem fora da força aumenta para 32,4% e de estarem desempregadas sobre para 10%.
Durante as chuvas intensas no Rio de Janeiro no último domingo (27), foram identificados deslizamentos de terra em comunidades da cidade, assustando os moradores do Morro da Formiga, na Tijuca,…
Quando se fala em Globeleza, a imagem de Valéria Valenssa é inevitável à mente de qualquer brasileiro(a). Sumidade do carnaval brasileiro na década de 90, a carioca, que já exibia…
Levantamento do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua revela aumento do número de pessoas vivendo nestas condições na capital paulista do ano passado para…
O secretário de Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes Nogueira, entregou nesta terça-feira (10) ao procurador-geral de Justiça, Antonio José Campos Moreira, os dados e o relatório referentes à operação…
Dados do Censo 2022 mostram que o Brasil tinha 14,4 milhões de pessoas com deficiência, ou seja, 7,3% da população do país com 2 anos ou mais de idade, no ano…
Nesta sexta-feira (06) o presidente Lula exonerou o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, após ele ter sido acusado de assédio sexual. “O presidente considera insustentável a manutenção do ministro no cargo…
Fonte: Reuters As Nações Unidas disseram nesta terça-feira (19) que os países poderão considerar reparações financeiras entre as medidas para compensar a escravidão de pessoas de descendência africana, embora as reivindicações legais…
O São João 2025 na Paraíba promete ser mais do que uma grande festa popular: será também um motor potente para a economia local. A expectativa é que os festejos…
Instituições de educação superior estão com inscrições abertas para o curso de extensão “Formação para Docência e Gestão para a Educação das Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola”. São 30 universidades e institutos…
Cinco pessoas negras de uma mesma família foram atingidas por balas de borracha, disparadas por agentes da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) após uma reclamação de barulho em uma…