‘Lei anti-Oruam’: “Sempre tentaram criminalizar o funk, o rap e o trap”, diz artista sobre projeto
‘Lei anti-Oruam’: “Sempre tentaram criminalizar o funk, o rap e o trap”, diz artista sobre projeto
Projeto já ganhou força em pelo menos 12 cidades brasileiras e no Congresso
O rapper Oruam se pronunciou na terça-feira (11), com a discussão do polêmico projeto apelidado como ‘Lei anti-Oruam’, começar a ganhar força em pelo menos 12 capitais brasileiras e no Congresso. Em seu perfil no X (antigo Twitter), o artista disse: “Eles sempre tentaram criminalizar o funk, o rap e o trap […] Virei pauta política. Mas o que vocês não entendem é que a lei anti-Oruam não ataca só o Oruam, mas todos os artistas da cena“, publicou o rapper.
O projeto pede a proibição na contratação de shows, artistas e eventos abertos ao público infantojuvenil “que envolvam, no decorrer da apresentação, expressão de apologia ao crime organizado ou ao uso de drogas“, realizados com dinheiro público. O artista com mais de 13 milhões de ouvintes só no Spotify, é filho de Marcinho VP.
A movimentação que já levou a um projeto do mesmo tema ser protocolado no Congresso pelo deputado Kim Kataguiri (União Brasil-SP), surgiu por meio do projeto de lei protocolado pela vereadora Amanda Vettorazzo (União Brasil), na Câmara Municipal de São Paulo.
Rapper Oruam tem nome associado a projeto de lei para proibir financiamento público de artistas que façam “apologia ao crime organizado” /Foto: Reprodução Instagram
A proposta batizada como “PL anti-Oruam” pela própria vereadora e apoiadores, não cita diretamente o rapper carioca Mauro Davi dos Santos Nepomuceno ou Oruam, no documento.
Além da capital paulista, projetos com o mesmo tema já foram protocolados em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Campo Grande, Fortaleza, Curitiba, Vitória, João Pessoa, Porto Alegre, Cuiabá, Porto Velho e Natal.
Entretanto, a decisão ainda não é unânime. A deputada Ediane Maria (PSOL- SP), coordenadora da Frente Parlamentar do Funk na Alesp, defende que essa é mais uma maneira de criminalizar as produções culturais de periferia e dificultar o fomento à diversidade de expressões artísticas.
Jornalista nascida na Zona Leste da cidade de São Paulo, como comunicadora, também é assessora de imprensa, redatora, social media, copywriter, roteirista, mediadora de podcast, assistente de produção, fotógrafa e entrevistadora. Atuando no mercado alternativo e tradicional, dentro do marketing, clipagem, produção e audiovisual, como o 3° Encontro Nacional Empoderadas.
Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL), possui também formação complementar em Multimídia pelo Geledés – Instituto da Mulher Negra.
As músicas são marcas registradas dos carnavais brasileiros e, este ano, a ativista, cantora, compositora, atriz e feminista pernambucana Doralyce, uma das principais expoentes do Afrofuturismo nacional, lançou, nesta sexta-feira…
Na última quarta-feira (12), a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei (PL) número 2215/24, que cria o Dia Nacional para a Ação Climática, previsto para ser comemorado anualmente…
O ator HIPÓLYTO nasceu no Rio de Janeiro e iniciou na arte com apenas seis anos de idade, num grupo de dança comandado por seu pai. Com o tempo, aprimorou suas habilidades no canto e, aos…
As inscrições para o processo do 2º semestre do Programa Universidade para Todos (Prouni) poderão ser feitas entre os dias 23 e 26 de julho, segundo edital do Ministério da…
Na última segunda-feira (06), aconteceu mais um caso de racismo. Desta vez, no restaurante Portinho localizado no Boulevard Olímpico, Centro do Rio de Janeiro. A vítima foi a modelo e…
O atacante do Flamengo, Gabigol, desabafou nas redes sociais sobre o caso de racismo sofrido na noite do último domingo (6), quando foi chamado de “macaco” por parte da torcida…
Unidades da Nova Holanda e Morro do Timbau vão atender a 200 jovens de periferia O projeto AfroGames, criado em parceria entre o Grupo Cultural AfroReggae e a Chantilly Produções, lançou…
Nesta quarta-feira (18), todos os estados e o Distrito Federal, registraram manifestações contra o bloqueio de recursos para a educação anunciado pelo Ministério da Educação. No final de abril, o…
O Governo Jair Bolsonaro desviou R$89,8 milhões do Auxílio Brasil para a compra de 247 equipamentos que beneficiariam aliados políticos do presidente, segundo o jornal Folha de São Paulo. A…
Comida ficou mais barata para famílias de baixa renda nos últimos 12 meses O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou nesta terça-feira (17), o Indicador de Inflação por Faixa…