Lab Narrativas Negras tem inscrições abertas para a 5ª edição nacional

pexels-rfstudio-3059749-scaled.jpg

A Associação de Profissionais do Audiovisual Negro (Apan) está com inscrições abertas até esta quarta-feira (30) para a 5ª edição do Lab Narrativas Negras (LNN) 2023. O laboratório é um espaço de encontro e aprimoramento de narrativas afrocentradas e fortalecimento das carreiras de realizadores negres desde 2016.

Serão aceitos projetos de todo o Brasil, que estejam em processo de desenvolvimento, nos formatos curta, longa e narrativa seriada, do gênero de ficção. As inscrições são gratuitas, e o regulamento e o formulário de inscrição podem ser encontrados no site da Apan, clicando aqui.

O Lab Negras Narrativas é direcionado à tríade criativa de diretores, roteiristas e produtores negres. Durante as etapas da 5ª edição do LNN, que acontecerão entre setembro e dezembro de 2023, serão oferecidas masterclasses, workshops nacionais e internacionais, consultorias especializadas, apoio financeiro, aulas de línguas, assim como acolhimento psicológico e de outras terapias integrativas.

O objetivo é criar um espaço de intimidade entre o LNN, as mentorias, os projetos e suas equipes, com o intuito de ampliar as pluralidades dos cinemas pretos brasileiros, fortalecendo as narrativas e reforçando estratégias de inserção e permanência no mercado audiovisual nacional e internacional. 

O Lab Narrativas Negras é construído e pensado para proporcionar um ambiente acolhedor e afetivo, através de metodologias, epistemologias e práticas afrocentradas, e que fortaleçam coletivamente o desenvolvimento das nossas histórias e equipes.”, explica Melina Bomfim, coordenadora geral do LNN. 

O Lab Narrativas Negras será online, e vai acontecer de setembro a dezembro deste ano /Foto: Pexels

Etapas

Em sua 5ª Edição, o laboratório seguirá em versão online e será dividido em três etapas, que acontecerão entre setembro e dezembro de 2023. Na primeira etapa serão selecionados 16 projetos, que posteriormente passarão por um pitching que indicará 08 projetos para seguirem adiante. Da segunda para a terceira etapa haverá um encontro para mapear o aproveitamento e desenvolvimento dos projetos no LNN, e dali serão indicados os 03 projetos a viajarem para a Nigéria.

O Lab Narrativas Negras renova seu pacto com as narrativas dos cinemas pretos e constrói um gesto de diálogo entre o cinema diaspórico brasileiro e a produção africana, ao promover um encontro com o time de criativos do Amazon, na Nigéria, posicionando o LNN como um espaço importante na internacionalização das carreiras. 

“Essa conexão Brasil-Nigéria é fundamental para potencializar os cinemas negros fora dos eixos hegemônicos e para conectar realizadores daqui com perspectivas mais amplas de construções narrativas, deslocando da ideia de “universalidade” internacional centrada na Europa e nos EUA, pensando no diálogo entre repertórios africanos e afro-brasileiros” finaliza Tatiana Carvalho, presidente da APAN.

Sobre a Apan

A APAN é um Quilombo do Audiovisual e do Cinema Negro, tem como missão consolidar a presença de pessoas negras no audiovisual, promovendo nossas narrativas, transformando a percepção da sociedade em relação à negritude, combatendo o racismo estrutural e referenciando possibilidades de construção coletiva. O pilar das ações da Associação é a valorização da negritude e a defesa dos interesses de uma perspectiva inclusiva, com atenção ao recorte racial em relação a todos os elos da cadeia produtiva audiovisual (concepção, produção, distribuição e exibição). Atualmente, a Apan representa mais de 950 associados, divididos entre pessoas físicas e jurídicas, pautando seus interesses perante órgãos públicos, fundações, instituições e empresas privadas, no Brasil e no Mundo.

Sobre o Lab Negras Narrativas

Elaborado desde o primeiro Seminário do Audiovisual Negro, em 2016, o LNN tornou-se parte integrante do Festival Internacional do Audiovisual Negro do Brasil – FIANB, em 2020. Hoje tem um calendário próprio e compartilha dos objetivos de criar redes, fortalecer parcerias e impulsionar profissionais do audiovisual negro brasileiro, prezando pela diversidade de gênero e de território. 

Na 4a Edição o Lab Negras Narrativas selecionou 16 projetos sendo 10 curtas, 03 longas e 03 narrativas seriadas. Na última e terceira etapa com premiação de formação internacional teve como selecionados: Pedro Emanuell com o projeto de série “I-Happy”, o curta-metragem “Imã de Geladeira” de Carolen Meneses e Sidjonathas Araújo, que foram estudar na Escuela Internacional de Cine y Televisión – EICTV e o longa-metragem “O Chamado da Floresta” de Rayane Penha, que se prepara para fazer sua viagem internacional de formação ainda esse ano. Em 2023, realizou a primeira edição Amazônicas e chega a sua 5ª edição Nacional mais uma vez com o patrocínio do Amazon Studios e do Prime Video, como na edição anterior.

Serviço:

Lab Narrativas Negras 2023

Inscrições gratuitas: Site da Apan e Instagram do Lab Negras Narrativas

Entre 16 a 30 de agosto

Realização: Apan

Patrocínio:  Amazon Studios e Prime Video

Leia também: BNDES lança edital que selecionará gestor de fundo de R$ 20 mi para ações na Pequena África, no Rio

Deixe uma resposta

scroll to top