Esta já é a segunda vez que a empresária Kim Kardashian ¨escurece¨ seu tom de pele e é acusada de fazer blackface. Em ensaio publicado em seu Instagram na semana passada, a magnata surgiu, mais uma vez, com sua pele maquiada num tom mais escuro. As fotos foram feitas para a mais recente capa da revista norte-americana 7Hollywood e para muitos internautas Kim tentou se passar por uma mulher negra.
Em junho de 2017, a líder do clã Kardashian também usou o ¨efeito¨blackface na campanha de lançamento de um dos kits de contorno da KKW Beauty, sua marca de beleza.
Na época, a esposa de Kanye West tentou se justificar dizendo que tudo não passava de um bronze a mais. “Eu tinha que mostrar o contorno e, naquela semana, peguei muito sol. Acabei ficando mais escura nas fotos. Havia algumas pessoas dizendo que eu fiz blackface e que era inapropriado. Entendi perfeitamente o que as pessoas estavam dizendo, mas eu nunca faria algo assim para desrespeitar alguém”, afirmou, à época.
Em 2018, Kim voltou a se apropriar ao usar tranças e chamá-las de “tranças Bo Derek”. Desta vez, para se justificar, Kim disse ter sido um pedido da filha, que é uma menina negra. “Minha filha North queria fazer tranças e perguntou se eu as faria com ela. Ela estava tão empolgada que eu nem parei para pensar se estava desrespeitando a cultura de alguém”, disse ao site Bustle.