Kamala Harris: a primeira mulher negra na vice-presidência dos EUA

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Com a vitória de Joe Biden (Partido Democrata), Kamala Harris quebra paradigmas e se torna a primeira vice-presidente mulher e negra dos Estados Unidos.

Kamala Harris, a atual vice-presidente dos EUA. Foto: Getty Images

Em eleição presidencial histórica nos Estados Unidos, Joe Biden venceu Donald Trump e se tornou o 46º governante a ocupar o cargo no país. Desde ontem, as projeções já apontavam uma possível vitória de Biden, mas a Pensilvânia, estado natal de Joe Biden e que foi determinante para que o democrata se elegesse, terminou a contagem dos votos apenas neste sábado.

A chapa que assume a presidência dos Estados Unidos é Joe Biden e Kamala Harris, do Partido Democrata. Harris é a primeira mulher e a primeira negra a se tornar vice-presidente dos EUA. Biden a anunciou como sua vice durante as manifestações do movimento Black Lives Matter (Vidas Negras Importam) que se estenderam por todo o país, após o assassinato de George Floyd, homem negro, por policiais brancos.

Da mesma forma que os atos trouxeram à tona mais uma vez a violência policial contra a população negra, também chamaram a atenção para a ausência de representatividade na política, pressionando assim o atual presidente a indicar uma pessoa negra para o cargo da vice-presidência. A população negra representou porcentagem expressiva de votos na dupla. 

Quem é Kamala Harris?

Kamala Harris, de 56 anos, é filha de imigrantes. Possui mãe indiana e pai jamaicano. Formada em Direito, foi também a primeira mulher negra a ocupar o cargo de Procuradora Geral da Califórnia em 2011 e antes de assumir a vice-presidência cumpria o mandato de Senadora do estado da Califórnia desde 2017.

No início da corrida eleitoral para presidente, Kamala Harris chegou a se apresentar como pré-candidata à Casa Branca, mas não seguiu com a campanha. Apesar de já ter uma trajetória consolidada, conquistou maior espaço na política neste ano devido a sua boa performance nos debates eleitorais, onde criticou, inclusive, posicionamentos do próprio Joe Biden sobre questões relacionadas à raça. 

Com a conquista da vice-presidência e Joe Biden, de 77 anos, tendo a pretensão de cumprir somente um mandato por conta da idade, Kamala Harris torna-se o nome mais cotado para a corrida presidencial de 2024. 

APOIO-SITE-PICPAY

Victória Henrique

Victória Henrique é estudante de Jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Durante um ano foi apresentadora de um programa sobre educação no YouTube da Mídia NINJA e hoje é colaboradora do Notícia Preta e colunista da Mídia NINJA. Pela UFF, pesquisa experiências em rede, com foco na atuação de mídias independentes no Brasil.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.