Nesta segunda-feira (17), a equipe do Boston Celtics venceu o Dallas Mavericks por 106 a 88, no TD Garden, e Jaylen Brown foi eleito o MVP (jogador mais valioso) das Finais da NBA. O jogador do Celtics recebeu o título após comandar sua equipe ao 18º título da franquia por 4 a 1, na série melhor de 7.
O camisa 7 repetiu o feito das finais da Conferência Leste e “superou” seu companheiro Jayson Tatum na disputa pelo prêmio de MVP da série. Com 21 pontos, oito rebotes e seis assistências no Jogo 5 que garantiu o título histórico para os Celtics, Brown terminou as finais com médias de 20,8 pontos, 5,4 rebotes e cinco assistências por jogo.
Aos 27 anos, Jaylen não esteve em nenhum dos três quintetos ideais da temporada da NBA, mas brilhou nos playoffs e foi um dos principais responsáveis pelo título dos Celtics. Essa também foi a primeira vez que o ala-armador conquista o prêmio.
Mas o maior MVP das Finais é Michael Jordan, que foi responsável por receber os prêmios de 1991 a 1993 e de 1996 a 1998. Todas as vezes pelo Chigado Bulls. O segundo maior foi LeBron James.
Leia também: “Temos a possibilidade de mudar tudo”: Mbappé convoca jovens a votarem na França