Jade Picon é modelo de campanha criada em homenagem às mulheres africanas

jade-picon

A marca de sandálias Arezzo lançou esta semana sua nova edição de calçados em comemoração aos 50 anos da marca. Na década de 70, em que as anabelas foram lembradas, quem estampou os calçados foram os estilistas da marca “Meninos Rei” cuja coleção busca fazer uma alusão aos turbantes usados por mulheres negras e africanas. De acordo com os estilistas, a “inspiração para fazer essa releitura foi o que nos alimenta, nossa ancestralidade”, explicitaram nas redes sociais.

Jade Picon foi uma das modelos escolhidas para vestir as estampas / Foto: Divulgação

Entretanto é a artista Jade Picon a modelo escolhida para vestir essa ancestralidade, o que tem gerado comentários por parte dos seguidores das duas marcas. Algumas seguidoras apenas comentaram as publicações em que Jade aparece com o ícone de palhaço. Outra chegou a comentar que: “Jade Picon como garota propaganda foi um tiro no pé!”, disse a seguidora.

Os estilistas da Meninos Reis que este ano participaram da semana da moda em Milão disseram que as peças evocam “as estampas africanas, o patchwork, o nó que faz a amarração foi uma alusão aos turbantes, coroas e símbolo de empoderamento feminino”.

Em sua apresentação do produto (veja o vídeo) Jade Picon falou sobre como a marca recriou as anabelas, em comemoração aos 50 anos da empresa de calçados, e como cada modelo representa uma década, sendo o modelo por ela usado a representação dos anos 70. Jade, contudo, não cita a questão racial ou a homenagem proposta pelos estilistas criadores do modelo na fala dela. 

Leia também: Grife japonesa usa modelos brancos de tranças em desfile e é acusada de racismo e apropriação cultural

A atriz destacou que foi destaque no site da marca no último domingo e que as fotos da produção ficaram maravilhosas. Na campanha, profissionais negras como a modelo Sheila Bawar e a cantora Malia estampam as peças de outras décadas. Clara Buarque divide com Jade Picon as fotos do modelo da marca dos Meninos Reis, mas não recebeu, por parte da marca de sapato,  o mesmo destaque no site como observado por Picon.

Malia também participou da campanha / Foto: Divulgação

Até a publicação dessa matéria a Arezzo não havia respondido aos comentários que questionam a escolha de Jade Picon como representante da ancestralidade negra.


0 Replies to “Jade Picon é modelo de campanha criada em homenagem às mulheres africanas”

Deixe uma resposta

scroll to top