Irmã de brasileira desaparecida na Indonésia diz que vídeo do resgate é falso
Irmã de brasileira desaparecida na Indonésia diz que vídeo do resgate é falso
irmã de Juliana Marins, desaparecida na Indonésia, afirma que vídeo divulgado como resgate da brasileira foi forjado e que só imagens reais são do drone de turistas. - Foto: Reprodução Redes Sociais
A irmã de Juliana Marins, a publicitária brasileira de 26 anos que desapareceu após uma queda em uma trilha no Monte Rinjani, Ilha de Lombok (Indonésia), classificou como “forjado” o vídeo divulgado recentemente, supostamente mostrando o momento em que uma equipe de resgate chegaria até ela.
Em publicação no perfil oficial da família no Instagram (@resgatejulianamarins), Mariana Marins reforçou: “no vídeo não tem a Juliana, só algumas cordas e a equipe de resgate, e ainda cortam a imagem”. Ela acusa que as imagens teriam sido enviadas pelas autoridades indonésias para tentar corroborar o resgate, mas não retratam sua irmã.
“Todas as informações que estamos recebendo do governo da Indonésia são falsas. Tirando as imagens que têm a Juliana aparecendo, todas as outras imagens estão sendo forjadas, inclusive o resgate chegando próximo para entregar água. Esse vídeo também é falso.”
Irmã de Juliana Marins, desaparecida na Indonésia, afirma que vídeo divulgado como resgate da brasileira foi forjado e que só imagens reais são do drone de turistas. – Foto: Reprodução Redes Sociais
Segundo Mariana, o único registro que pode ser considerado real é o feito por turistas, mediante drone, no sábado (21), que mostrou Juliana caída na trilha, mas o reencontro com a equipe até hoje não ocorreu, de acordo com ela.
Apesar das diversas versões que circulam, nenhuma nota oficial específica do governo da Indonésia, como Basarnas (Agência Nacional de Busca e Resgate) ou do Ministério do Turismo e Meio Ambiente local, foi divulgada em relação à autenticidade desse vídeo. A imprensa indonésia não publicou posicionamentos contraditórios até o momento, tratando apenas das dificuldades no acesso à região e do uso de drones.
A família alerta para o risco de boatos que atrapalham a operação de resgate, fragmentam informações e alimentam falsas esperanças. A principal preocupação é que o tempo é crucial, e atualmente as equipes aguardam condições melhores para reiniciar buscas por terra e, se possível, com helicópteros.
Não há também registros oficiais sobre a entrega de suprimentos como água, comida ou agasalho — algo que, segundo Mariana, não aconteceu.
A embaixada do Brasil em Jacarta e o Itamaraty seguem acompanhando o caso, prometendo apoio total à família, enquanto esperam novas informações do lado indonésio.
O Notícia Preta mantém-se atento a cada atualização e divulgará novas informações assim que forem confirmadas por fontes oficiais ou pela família.
A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, foi uma das seis personalidades mundiais selecionadas nesta terça-feira (10) para receber o Prêmio Campeões da Terra, concedido pela Organização das Nações Unidas…
Será lançado neste sábado (19) a ocupação artística-virtual Vozes da Favela, produzida pelo Cria das Oprimidas. A abertura da programação será às 10h45, com o bate papo “Café Feminista”, mediado…
O furacão Beryl, chegou à Jamaica nesta quarta-feira (03) pouco antes das 18h, no horário de Brasília, segundo o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC). O fenômeno, que foi classificado como “extremamente…
Por Gabriel Ferreira O ator, escritor e cantor Ícaro Silva vai narrar todos os sete audiolivros de Harry Potter no Brasil. A ação é resultado de uma parceria entre a…
O tabaco é responsável por aproximadamente 174 mil mortes por ano no Brasil e pela geração de 4,5 trilhões de bitucas descartadas no mundo anualmente, segundo dados do Instituto Nacional…
58% dos brasileiros querem uma revisão da reforma trabalhista aprovada em 2017 durante o governo Michel Temer. Já 27% são favoráveis a atual medida. Os dados são de uma pesquisa…
O presidente administrativo da Associação Nacional das Etnias Ciganas (Anec), Wanderley da Rocha, lidera um trabalho para que os direitos de seu povo tenham visibilidade no Congresso Nacional e em…
Via Agência Brasil Cinco dias após o presidente Jair Bolsonaro anunciar o fim de bandeira de escassez hídrica na conta de luz e a entrada em vigor da bandeira verde a partir…
Um estudo internacional acompanhou por 4 anos, adolescentes com obesidade que participaram de um ensaio clínico sobre o uso do transplante de microbiota fecal, como tratamento alternativo. A pesquisa, publicada…
A matriarca bantu, Diambi Kabatusuila falou sobre cooperação e intercâmbio para fomentar negócios entre Brasil e República do Congo. Recepcionada pelo presidente Josier Vilar, por Célia Domingues, Presidente do Conselho…