Irmã de brasileira desaparecida na Indonésia diz que vídeo do resgate é falso
Irmã de brasileira desaparecida na Indonésia diz que vídeo do resgate é falso
irmã de Juliana Marins, desaparecida na Indonésia, afirma que vídeo divulgado como resgate da brasileira foi forjado e que só imagens reais são do drone de turistas. - Foto: Reprodução Redes Sociais
A irmã de Juliana Marins, a publicitária brasileira de 26 anos que desapareceu após uma queda em uma trilha no Monte Rinjani, Ilha de Lombok (Indonésia), classificou como “forjado” o vídeo divulgado recentemente, supostamente mostrando o momento em que uma equipe de resgate chegaria até ela.
Em publicação no perfil oficial da família no Instagram (@resgatejulianamarins), Mariana Marins reforçou: “no vídeo não tem a Juliana, só algumas cordas e a equipe de resgate, e ainda cortam a imagem”. Ela acusa que as imagens teriam sido enviadas pelas autoridades indonésias para tentar corroborar o resgate, mas não retratam sua irmã.
“Todas as informações que estamos recebendo do governo da Indonésia são falsas. Tirando as imagens que têm a Juliana aparecendo, todas as outras imagens estão sendo forjadas, inclusive o resgate chegando próximo para entregar água. Esse vídeo também é falso.”
Irmã de Juliana Marins, desaparecida na Indonésia, afirma que vídeo divulgado como resgate da brasileira foi forjado e que só imagens reais são do drone de turistas. – Foto: Reprodução Redes Sociais
Segundo Mariana, o único registro que pode ser considerado real é o feito por turistas, mediante drone, no sábado (21), que mostrou Juliana caída na trilha, mas o reencontro com a equipe até hoje não ocorreu, de acordo com ela.
Apesar das diversas versões que circulam, nenhuma nota oficial específica do governo da Indonésia, como Basarnas (Agência Nacional de Busca e Resgate) ou do Ministério do Turismo e Meio Ambiente local, foi divulgada em relação à autenticidade desse vídeo. A imprensa indonésia não publicou posicionamentos contraditórios até o momento, tratando apenas das dificuldades no acesso à região e do uso de drones.
A família alerta para o risco de boatos que atrapalham a operação de resgate, fragmentam informações e alimentam falsas esperanças. A principal preocupação é que o tempo é crucial, e atualmente as equipes aguardam condições melhores para reiniciar buscas por terra e, se possível, com helicópteros.
Não há também registros oficiais sobre a entrega de suprimentos como água, comida ou agasalho — algo que, segundo Mariana, não aconteceu.
A embaixada do Brasil em Jacarta e o Itamaraty seguem acompanhando o caso, prometendo apoio total à família, enquanto esperam novas informações do lado indonésio.
O Notícia Preta mantém-se atento a cada atualização e divulgará novas informações assim que forem confirmadas por fontes oficiais ou pela família.
O ex-deputado federal Alexandre Frota se declarou pardo na ficha de candidatura do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as eleições deste ano, na qual está se candidatando a vereador na…
Nível do Rio Acre atingiu 17,52 metros no último sábado O governo do Acre decretou emergência em saúde pública diante do alto volume de chuvas que afetam o estado desde…
“Você está pronto(a) para assistir as heroínas da história negra?”, questionou a atriz Viola Davis que está em visita ao Brasil para o evento de lançamento do filme “A Mulher…
Após um ano da morte do garoto João Pedro durante operação policial no Complexo do Salgueiro, no Rio de Janeiro, o Ministério Público Federal (MPF) vai reabrir as investigações. O…
Januário era conhecido por suas capas de disco e pela atuação no movimento negro. Segundo o balanço do consórcio de veículos de imprensa, o Brasil ultrapassou a marca de 520…
Um estudo realizado pelo grupo Ethos revela que apenas 4,7% das pessoas negras ocupam cargos de liderança nas 500 maiores empresas do Brasil e, quando se fala em mulheres negras,…
Notícia Preta foi eleito na sexta-feira (23), o portal de notícias brasileiro mais influente no Twitter. A novidade foi divulgada pelo Brazil Charlab, uma plataforma que mensura o engajamento dos…
Uma mulher de 24 anos teve a mão esquerda amputada logo após dar à luz ao seu terceiro filho, no Hospital da Mulher Intermédica Jacarepaguá, zona Oeste do Rio de…
Dentro da União Europeia, Portugal é o país que defende que a entidade ajude a acelerar a vacinação contra a COVID-19 no continente africano. Os portugueses devem doar 5% das…
Mulheres, especialmente em situação de vulnerabilidade, podem contar agora com o Todas por Uma , um novo aplicativo que possibilita, pedir socorro de forma segura. Basta balançar o celular que…