Há sete anos o instituto atua com o objetivo de contribuir para a transformação positiva do ambiente escolar
Desde 2017 o Instituto Revoar atua na área de educação humana e emocional. Oriundo de um sonho da idealizadora Carolina Machado de Senna Figueiredo, o projeto utiliza metodologias diversas e inovadoras, com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento integral do ser humano.
Por meio de aulas onlines, presenciais ou híbridas, o instituto movimenta projetos para formação em educação socioemocional, voltado para educadores, estudantes e toda a comunidade escolar de unidades públicas de ensino. Para ter toda a estrutura que precisa, o Revoar conta com o patrocínio de empresas e fundações engajadas na causa.
O Instituto Revoar acumula, aproximadamente, 20 projetos realizados, principalmente no Rio de Janeiro e na Bahia. Além de OSCs de diversos estados, alcançando a marca de mais de 2 mil pessoas beneficiadas.
Sendo autoral e denominada como Pedagogia da Reconexão, o Revoar segue uma metodologia diferenciada, com foco no estímulo à escuta, ao diálogo e à participação dos integrantes. Vale ressaltar que o instituto aposta em ações ativas, cooperativas e lúdicas, a fim de reconhecer as individualidades de cada um e, ao mesmo tempo, destacar a força e importância do coletivo.
“A nossa metodologia é baseada em ferramentas de conexão, criação e colaboração, que propõem ações vivenciais e experiências para a construção de um ambiente participativo, plural e democrático propício para o aprendizado e desenvolvimento dos indivíduos. A metodologia é inspirada em diversas outras abordagens e metodologias nacionais e internacionais como, por exemplo, Pedagogia da Cooperação, Jogos cooperativos, Dragon Dreaming, Comunicação Não-violenta, Mindfulness, entre outras. Ressaltamos que a metodologia é capaz de transformar o processo educativo dos nossos projetos em uma experiência de aprendizagem diferenciada e potente” disse Carolina
Com a missão de contribuir para a formação humana, por meio do desenvolvimento de habilidades socioemocionais e promoção da saúde mental, a fim de construir uma sociedade mais inclusiva, emocionalmente saudável e não violenta, o Revoar atua com o objetivo de solucionar a falta de uma educação humana que promova o desenvolvimento emocional, a saúde mental e uma cultura de não violência.
Para isso, oferece formações com foco no desenvolvimento socioemocional, saúde mental, bem-estar e na construção de uma cultura de paz para educadores, jovens, escolas e OSC.
A idealizadora
O Instituto Revoar surgiu do sonho da graduada e mestre em ciências sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Carolina Machado de Senna Figueiredo, de 44 anos, que desde o período escolar atua na área social, diretamente em OSC e favelas, como: Vigário Geral, Rocinha, Complexo do Chapadão e Cantagalo, no Rio de Janeiro. Além disso, também foi voluntária na África do Sul, trabalhando com projetos sociais e favelas.
Leia também: Segundo dados do MEC, quase 9 milhões de brasileiros de 18 a 29 anos não concluíram a escola