Instituto Heineken, CUFA e The Town lançam formação e capacitação para jovens de favelas de São Paulo

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A menos de uma semana de abrirem as portas da primeira edição do The Town, o Instituto HEINEKEN, em parceria com a Heineken®, patrocinadora master do festival, se uniu a Central Única das Favelas (CUFA) em uma ação voltada para jovens em situação de vulnerabilidade. Para que o projeto seja viabilizado, o valor arrecadado com a venda de Heineken 0.0 ao longo dos cinco dias do festival será destinado a capacitação criativa audiovisual de jovens moradores das favelas de São Paulo.

Já foram pré-selecionados 60 jovens para a primeira turma do projeto, pela agência de audiovisual Favela Filmes que, ficou responsável pela estruturação e gestão do curso. Com a duração de três meses, o curso de quatro turmas se inicia a 11 de setembro e os módulos começam com introdução à inteligência artificial (IA).

Já temos uma parceria de longa data estabelecida com o Rock in Rio e, a cada ano, avançamos nossa presença refletindo nossa estratégia de colocar ESG no centro do negócio. No último ano, trabalhamos com o Rock in Rio a circularidade dos copos utilizados durante o festival, abastecemos o evento com placas de energia solar que foram doadas ao Parque Olímpico após o evento e implementamos uma microfloresta no local como legado de nossa atuação. Iniciar uma parceria com o The Town expandindo este cuidado também para o desenvolvimento social e inclusão produtiva de jovens em situação de vulnerabilidade é fundamental para garantir que estamos sempre evoluindo e trabalhando em prol do nosso objetivo de contribuir com a transformação da sociedade por meio do equilíbrio”, comenta Mauro Homem, vice-presidente de Sustentabilidade & Assuntos Corporativos do Grupo HEINEKEN e idealizador do Instituto HEINEKEN.

O curso começa logo após o último dia do The Town /Foto: Marcela Novais

Serão abordados, nesse curso de inteligência artificial (IA), conceitos básicos e usos na vida cotidiana, evoluindo para o uso da IA no audiovisual, partindo depois para o reconhecimento facial e
para a componente técnica de captação, edição, cortes e demais atributos das filmagens. É uma
experiência que proporciona conhecimentos técnicos e teóricos, culminando na apresentação de
projeto de conclusão pelos alunos e alunas.

O audiovisual é uma área de atuação profissional muito promissora atualmente, poder oportunizar
jovens de favela ingressar nesse meio, não traz só a possibilidade da geração de trabalho e renda,
como também empodera esses jovens, que através das suas experiências cotidianas nesses
territórios tão plurais, potentes e diversos, poderão produzir e apresentar como resultado, narrativas
mais legítimas sobre a favela e seus valores
”, diz Kalyne Lima, presidente da CUFA Nacional.

Essa iniciativa marca o início de uma parceria, acredito que será a primeira de muitas. É
extremamente importante para a sociedade marcas com a grandiosidade do Instituto HEINEKEN
olhar para a favela e junto com a CUFA formar novos profissionais para o mercado de trabalho
”, diz
Marcivan Barreto, presidente da CUFA São Paulo.

Conectar marcas potentes como a Heineken e a Cufa e estimular o cuidado e o investimento no
nosso entorno, enquanto alimentamos o nosso público de energia e esperança na Cidade da Música,
faz parte do nosso proposito. Quanto melhor estiver nossa Cidade, melhores são os
empreendimentos que nela acontecem
”, afirma Roberta Medina, Vice-presidente de Reputação e
Marca da Rock World, empresa que criou e organiza o The Town e o Rock in Rio.

A iniciativa tem também como objetivo conscientizar os jovens para o consumo responsável e, nesse
sentido, a versão zero álcool da marca Heineken® estará presente em todos os pontos de venda do
festival, ampliando sua disponibilidade e possibilitando que os consumidores participem da mudança
social e comportamental que o Instituto HEINEKEN quer fomentar.

Leia também: Expo Favela: “A gente coloca 4 mil favelados por dia pra consumir arte, intelectualidade e potência”

Sobre o Instituto HEINEKEN

Para atender a catadores e catadoras de recicláveis, vendedores ambulantes e jovens e em situação
de vulnerabilidade, o Grupo HEINEKEN, segunda maior cervejaria do país, criou em 2022 o Instituto
HEINEKEN, primeiro do grupo no mundo, que visa fomentar a transformação da sociedade por meio
do equilíbrio e atuar no desenvolvimento de habilidades socioemocionais, empreendedoras,
capacitação, geração de emprego e renda e promoção do consumo responsável de álcool,
contribuindo assim para uma melhor perspectiva de futuro para estes públicos.

Sobre a CUFA

Presente há mais de 20 anos nas favelas brasileiras, a Central Única das Favelas (CUFA) promove
atividades culturais relacionadas a esporte, educação, cidadania e arte, através da cultura Hip-hop,
promovendo a integração e inclusão social da favela.A CUFA foi fundada por Celso Athayde, que
mesmo não estando na instituição, ainda segue como voluntário, e conquistou o prêmio do Fórum
Econômico Mundial de Empreendedor de Impacto e Inovação de 2022, na cidade suíça de Davos, no
qual a honraria é oferecida pela Fundação Schwab. A CUFA tem a Favela Holding como
mantenedora, um grupo com mais de 20 empresas voltadas para a favela e que se tornou seu braço
econômico. Inclusive, a organização chegou a vencer o Prêmio Caboré 2022, na categoria de serviço
de marketing.

A CUFA está presente em todos os estados do Brasil mais o Distrito Federal, além de diversos
países, incluindo os Estados Unidos, quando, em 2015, teve a sua Semana Global, na Organização
das Nações Unidas (ONU), que concedeu à instituição três cadeiras: Habitação, Afrodescendência e
Juventude. Nesta ocasião, foi inaugurada a sede da CUFA Global, no bairro do Bronx, em Nova
York.

Sobre “Por Um Mundo Melhor”

Em 2001, imbuído do pilar “Por Um Mundo Melhor”, o Rock in Rio assumiu o compromisso de
conscientizar as pessoas para o fato de que pequenas atitudes no dia a dia são o caminho para fazer
do mundo um lugar melhor para todos. Muito mais do que um evento de música, o festival pauta-se
por ser um evento responsável e sustentável. Em 2006, tornou-se o primeiro grande evento a
compensar a sua Pegada Carbônica. Em 2013, recebeu a certificação da norma ISO 20121 –
Eventos Sustentáveis, um reconhecimento do poder realizador da marca que desenvolve diversas
ações com vista à construção de um mundo melhor. Em 2016, foi anunciado o Amazonia Live,
projeto socioambiental do Rock in Rio, presente nas edições do festival em todos os países onde o
evento é realizado. Com o projeto, já foram plantadas mais de 4 milhões de árvores em mais de 2.6
mil hectares de floresta, com sementes coletadas por uma rede de coletores locais. Entre apoio do
Rock in Rio e angariação de verbas pelos parceiros e público já foi investido mais de 5 milhões de
reais no reflorestamento da região do Rio Xingu e apoiamos a restauração de mais de 4.2 mil
hectares no projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia.
Para as edições de 2022, em Lisboa e Rio de Janeiro, o Rock in Rio reforçou o seu compromisso de
ir ainda mais longe, anunciando um conjunto de metas de sustentabilidade até 2030 que visam
aumentar o seu impacto positivo nos pilares social, ambiental e econômico. Dentre elas, capacitar
100 mil pessoas, ser 0% de lixo em aterro em todas as edições do festival, 50% de oferta de
alimentação saudável e sustentável, envolver 100% dos stakeholders na sua política de
sustentabilidade, ser um evento 100% acessível, inclusivo e plural, e garantir todas as condições de
segurança, saúde e bem-estar adequadas a 100% dos envolvidos na construção da Cidade do Rock.
O festival também trabalhou para ser agente ativo na construção de um mundo melhor e levar esse
pilar para qualquer lugar. Por meio da Rock World, empresa organizadora do festival, dentre as
ações realizadas fora das cidades onde o Rock in Rio aportou, estão a construção de uma escola na
Tanzânia, um centro de saúde no Maranhão, o já citado projeto Amazonia Live, instalou 760 painéis
solares em escolas públicas, em Portugal, montou 14 salas sensoriais em ONGs portuguesas para
atender jovens com deficiências, entre muitos outros.
A plataforma “Por Um Mundo Melhor” nasceu a partir do Rock in Rio e, hoje, é uma área consistente
dentro da Rock World. O novo festival The Town, dos mesmos criadores do Rock in Rio, chega
orientado pelos pilares de Sonhar e Fazer Acontecer e abraça o projeto, ao trabalhar sob uma visão
de sustentabilidade que hoje é transversal a toda a organização.

Leia também: CUFA, FNA e deputados lançam a Frente Parlamentar em Defesa das Favelas e Respeito à Cidadania dos seus Moradores

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