Instituição britânica e ‘Indique uma Preta’ selecionam pessoas para bolsas gratuitas de cursos online em todo o Brasil

iStock-1460179345-scaled.jpg

Teamwork, collaboration and planning black women with documents, paperwork or design strategy in office. Business startup, gender equality and marketing ideas of diversity people in workspace meeting

Parceria contempla 150 mil reais em auxílio para pessoas negras, pardas e indígenas terem aulas nas áreas de Programação, Games, Design e muito mais

EBAC, a Escola Britânica de Artes Criativas e Tecnologia, e a Indique uma Preta, consultoria especializada em inclusão de pessoas negras no mundo corporativo, se juntaram em uma parceria inédita para criar oportunidades e tornar mais diverso e inclusivo o acesso à educação e ao mercado de trabalho no Brasil.

A dupla está disponibilizando 150 mil reais em bolsas de estudo gratuitas para homens e mulheres que se autodeclaram pretas, pardas ou indígenas de todo o país em mais de 150 cursos da EBAC, como Programação, Games, Design e muito mais. As inscrições devem ser feitas até 10 de dezembro.

As inscrições devem ser feitas até 10 de dezembro /Foto: Delmaine Donson – Divulgação

A iniciativa surgiu com base em uma recente pesquisa do grupo Indique uma Preta que revelou que 59% dos entrevistados trabalham em empresas onde negros compõem menos da metade do quadro de colaboradores. O estudo, que foi realizado em 2022 com mais de 2500 respondentes na plataforma da Mindsight, ainda mostrou que 84,8% acreditam que diversidade racial nas empresas contribui para melhores resultados nos negócios. 

Além disso, esse levantamento destacou que o cenário de pandemia e a avalanche de atos e manifestações antirracistas ressaltaram a urgência de transformações no ambiente empresarial. De acordo com o estudo, especialistas preveem mudanças estruturais importantes, não apenas na perspectiva de equidade social, mas também nas potencialidades econômicas e estratégicas do tema racial.

Representatividade com proporcionalidade em cargos de liderança é um ponto-chave no planejamento de companhias diversas. Desenvolver pessoas negras para terem cada vez mais presença nos processos decisórios e estarem à frente de projetos é fundamental. Os cursos que a EBAC está disponibilizando agora neste projeto são capazes de potencializar a performance desses grupos dentro do mercado de trabalho e dar visibilidade e espaço a eles”, explica Rebecca Gomes, Produtora de Branded Content da EBAC. 

Daniele Mattos, cofundadora da Indique uma Preta, acrescenta: “A EBAC é uma referência em arte, tecnologia e criatividade. Compartilhar toda a expertise dessa instituição com a nossa comunidade não apenas reafirma o compromisso da instituição com o antirracismo e as pautas da comunidade negra, como também acelera o trabalho que fazemos com a nossa comunidade já há mais de 6 anos. O trabalho com a EBAC só potencializa a força da nossa ação e nos dá a possibilidade de seguir fazendo esse trabalho com mais excelência e mais aprimoramento de nossas metodologias e ferramentas”. 

A parceria da EBAC com a Indique uma Preta tem o objetivo de promover ações de treinamento e capacitação por meio dos cursos e uma mentoria de três meses para acompanhar os ganhadores das bolsas de estudos a fim de dar suporte e apoio no desenvolvimento profissional dos contemplados.

Para participar, é necessário acessar o link de inscrição e responder perguntas que serão critério para seleção, ter mais de 18 anos e se autodeclarar preto, pardo ou indígena. Os cadastros podem ser feitos entre 20 de novembro e 10 de dezembro.

Sobre a EBAC

A EBAC é uma instituição de ensino inovadora, que oferece mais de 150 cursos online, com foco em educação continuada e desenvolvimento de competências profissionais nas áreas de Design, Software, Programação & Data, Marketing, Audiovisual, Moda, Games e Negócios, além de uma série de iniciativas que preparam o aluno para a inserção no mercado de trabalho.

Sobre a Indique uma Preta

A Indique busca transformar as relações e os espaços corporativos de forma que sejam ambientes mais democráticos e inclusivos. Entre os serviços prestados estão a consultoria de comunicação e diversidade, hunting de vagas e processo seletivo, workshop para gestores e de carreira, metodologias e estratégias de sensibilização, conscientização e ação, produção de conteúdo, estudo e pesquisa em aplicação e análise de censo, mantendo, ainda, a frente Indique uma Preta como comunidade impulsionadora. Já atuou com mais de 70 empresas, entre elas Magalu, Natura, Ambev, C&A e outras. Para conhecer mais, visite indq.co

Leia também: Governo lança edital para enfrentamento da vulnerabilidade racial

Deixe uma resposta

scroll to top