O instagram vai revisar seu próprio algoritmo para aprimorá-lo, com o objetivo de apoiar conteúdos produzidos por negros e ao mesmo tempo protegê-los virtualmente. O anúncio foi feito pelo CEO da rede social, Adam Mosseri, em seu perfil oficial no Twitter. Segundo ele, só a solidariedade da empresa não bastaria, e por isso ela está se comprometendo a observar as políticas, ferramentas e os processos que afetam a comunidade negra na rede.
Embora a iniciativa seja voluntária, o Instagram segue a tendência de diversas empresas de se posicionar após os recentes protestos do movimento “Black Lives Matter” (Vidas negras importam), on-line e off-line, ao redor do mundo. Nos tuítes, Mosseri afirma que a empresa se concentrará em quatro áreas: Assédio; Verificação de conta; Distribuição de conteúdo e Algoritmo.
Contas Verificadas
Em relação à verificação de conta, a plataforma possui um grande impedimento. O IG do Notícia Preta, por exemplo, sendo um dos maiores jornais antirracistas do Brasil, e com mais de 200 mil seguidores, mesmo fazendo várias solicitações, ainda não foi contemplado com o selo de autenticidade. “Todas as exigências deles já foram cumpridas. Já enviamos até fotos de documentos pessoais, mas, ainda assim, não verificaram nossa conta”, afirma a editora chefe e fundadora do Notícia Preta, Thaís Bernardes. Em resposta, o Instagram disse que “é necessário fazer todo o procedimento para a verificação”.
Ainda de acordo com o CEO da empresa, a iniciativa começará na comunidade negra mas outros grupos sociais historicamente invisibilizados também serão auxiliados.