As inscrições para as mostras competitivas do Festival Visões Periféricas 2023 já estão abertas até o próximo dia 15 de setembro. Pioneiro no Brasil, O festival amplia, por meio da exibição de filmes e laboratório de desenvolvimento de projetos, o espectro de visões sobre espaços periféricos brasileiros. A 16ª edição entre os dias 1º e 7 de fevereiro de 2023.
O tema e conceito do Festival Visões Periféricas estão refletidos em seu próprio nome. Todos os anos a programação do Visões procura espelhar a potência estética e a diversidade presentes nas periferias brasileiras a partir do olhar de realizadores que vivem o dia a dia desses territórios geográficos, sociais e existenciais. Essas qualidades são trabalhadas, tanto na curadoria das Mostras de filmes, quanto nas atividades paralelas, destacando-se o Visões Lab, um laboratório de desenvolvimento de projetos audiovisuais.
Leia também: Instituto Odara lança Mapeamento da Violência Política contra Mulheres Negras do Nordeste
O Visões Periféricas foi primeiro festival no Brasil a se dedicar exclusivamente a esse recorte de curadoria que foi se desenvolvendo ao longo de 16 anos, em quatro eixos que atualmente constituem, cada um, as principais mostras que compõe o Festival: Fronteiras Imaginária; Cinema da Gema; Panorâmica e Visorama.
Visões Lab
Junto com o festival irá acontecer pelo quarto ano o Visões Lab, uma plataforma de fortalecimento do setor audiovisual composta por ações de formação, articulação, inovação e desenvolvimento do mercado. O diferencial em relação a outras ações semelhantes é que essa plataforma cria um ambiente com potencial de gerar negócios entre players e projetos de audiovisual comprometidos com a inovação, qualidade, inserção de novos realizadores no mercado e a ampliação de representações sobre as periferias brasileiras no audiovisual brasileiro. As inscrições para o Visões Lab abrem na primeira quinzena de agosto de 2022.
Para saber mais informações sobre o Festival e se inscrever, acesse o site do Visões Periféricas.