Idosos negros vivem com menor qualidade de vida que idosos brancos, revela pesquisa
Idosos negros vivem com menor qualidade de vida que idosos brancos, revela pesquisa
Racismo e envelhecimento: pesquisa revela desigualdades entre idosos Foto: Pexels
Pessoas negras idosas vivem menos, com menor qualidade de vida, além do envelhecimento ser marcado por ausência de políticas públicas. É o que revela o estudo “Envelhecimento e desigualdades raciais”. A pesquisa foi realizada pelo Centro Brasileiro de Análise e Desenvolvimento (Cebrap) em parceria com o Itaú Viver Mais.
De acordo com o estudo, entre a população negra, há uma série de particularidades que implicam em um envelhecimento precarizado. Cerca de 7% dos idosos negros com idade acima de 65 anos dependem do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Na população branca de mesma idade, essa porcentagem é de 3%.
“Isso se deve ao fato de que esses indivíduos historicamente têm estado inseridos em uma realidade social permeada por desigualdades que persistem ao longo dos anos, desde a época da escravidão e libertação dos escravos“, explica Yohana Tôrres, socióloga e pesquisadora de gênero.
Além do envelhecimento, a pesquisa analisa as principais áreas sociais que contribuem e fortalecem o envelhecimento ativo. Um deles, por exemplo, é a segurança financeira.
Os resultados mostram que as pessoas negras vivem com menor renda e se preocupam mais em como pagarão as contas.
Racismo e envelhecimento: pesquisa revela desigualdades entre idosos Foto: Pexels
Em São Paulo, 21% dos homens brancos afirmou ter dificuldade ou preocupação em pagar as contas mensais. Entre os homens negros dessa faixa etária, o percentual saltou para 73%, segundo o estudo.
Essa diferença entre a percepção de dificuldade em pagar as contas mensais também se destaca em Porto Alegre, na faixa acima dos 80 anos. Entre os homens brancos, apenas 17% revelaram dificuldade em equacionar os pagamentos, sendo que entre os homens negros essa preocupação passa para 67%.
O envelhecimento é marcado por aspectos biopsicológicos e culturais com marcadores de classe, gênero e raça, conforme explica o estudo. “Em nossa cultura, a velhice e o tema do envelhecimento recebem estereótipos e preconceitos“, destaca a pesquisa.
O estudo teve como parâmetro os índices que qualificam o envelhecimento ativo. Entre eles estão autoestima, bem-estar, atividade física, mobilidade, inclusão digital e inclusão produtiva. A pesquisa foi realizadas em três diferentes capitais brasileiras: São Paulo, Porto Alegre e Salvador. Elas foram escolhidas justamente por apresentarem um alto índice de envelhecimento populacional.
Cem alunos do projeto AfroGames, realizado pelo AfroReggae, formam-se, neste sábado (04), no curso que oferece oportunidades a jovens moradores de favelas do Rio de conhecer o mundo dos games…
Estão abertas as inscrições para o curso online gratuito de tranças nagô para pessoas carentes. Com início no dia 5 de maio, o curso, além de ensinar uma nova profissão,…
Via Agência Brasil O resultado da primeira chamada do Programa Universidade para todos (Prouni) será divulgado nesta quarta-feira (2). O Prouni oferece bolsas de estudo integrais ou parciais (50%) em faculdades particulares a…
O ator e cantor Seu Jorge foi criticado nas redes sociais por ser supostamente retinto demais para interpretar o papel do guerrilheiro Marighella no filme de Wagner Moura. As críticas…
Na madrugada desta terça-feira (31), o jornalista e consultor de imagem Rodrigo Branco publicou um vídeo em suas redes sociais se desculpando pelos comentários racistas que fez durante uma live…
Nesta segunda-feira (29) foi assinada, pelo presidente de Uganda, Yoweri Museveni, uma nova lei que prevê pena de morte para “homossexualidade agravada”, caracterizada quando ocorre o sexo gay quando soropositivo, considerada uma…
O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que uma versão do programa Pé-de-Meia destinado aos universitários está sendo desenvolvida, e deverá ser lançada até o próximo ano. O projeto, assim…
Giselle Knowles Carter mais conhecida como Beyoncé é cantora, compositora, modelo, empresária e uma das mais aclamadas divas do pop e R&B internacional. Beyoncé, que completa 40 anos neste sábado, 4…
Os candidatos interessados em participar do processo seletivo do Programa Universidade Para Todos (Prouni) tem até às 23h59 de terça-feira (28) para se inscrever. As vagas são para o 1º semestre…
Pela primeira vez desde que os números da pandemia do novo coronavírus começaram a ser contabilizados no Estado do Rio Grande do Norte, o número de internados pela doença ultrapassou…