Saiba quem são os vencedores do Prêmio ‘Sim a Igualdade Racial 2023’ do ID_BR

Fv2IjICXsAA383X-900x600-2.jpg

Na noite desta sexta-feira (26) o grande público conheceu os vencedores da 6ª Edição do Prêmio ‘Sim a Igualdade Racial’, promovido pelo Instituto Identidades do Brasil (ID_BR). A maior premiação sobre igualdade racial da América Latina anunciou os nomes que se destacaram entre os finalistas das 10 categorias.

O evento realizado no Teatro Riachuelo, no Rio de Janeiro, premiou organizações, personalidades e iniciativas que se comprometem na promoção da igualdade racial em categorias divididas em três pilares: Empregabilidade, Cultura e Educação. Dentre os vencedores estão o jornalista Rene Silva, na categoria “Raça em Pauta” e Davi Kopenawa na categoria “Intelectualidade“.

Rene Silva, jornalista e fundador do portal “Voz das Comunidades”, vencedor a categoria “Raça em Pauta” / Foto: Arquivo Pessoal – Twitter

A premiação foi apresentada por Yuri Marçal e Jennifer Dias, Paulo Vieira, Sheron Menezzes e Lucy Alves, além dos diretores do ID_BR, Luana Génot e Tom Mendes. Veja abaixo os demais vencedores:

  • Categoria “Arte em Movimento”: Uyra Sodoma
  • Categoria “Influência e Representatividade Digital”: Perfil Família Quilombo
  • Categoria “Destaque Publicitário”: Marvel
  • Categoria “Educação e Oportunidades”: Projeto Acessibilindígena
  • Categoria “Inspiração”: Cristiane Takuá
  • Categoria “Antirracismo Ambiental”: Francisca Arara
  • Categoria “Trajetória Empreendedora”: Sol Terena
  • Categoria “Liderança”: Luana Ozemela
  • Categoria “Comprometimento Racial”: Mover 
  • Categoria “Liderança Internacional”: Robert Smith

Os jurados da categoria Empregabilidade foram Samantha Almeida, Andrea Schwarz, Day Molina, Daniel Munduruku e Laísa Rachter. Os jurados de Cultura são Almir Suruí, Erica Malunguinho, Fátima Bernardes Bielo Pereira e Tukumã Pataxó. Já os jurados de Educação são Trudruá Dorrico, Cristino Wapichana, Teresa Bracher, Erika Hilton e Marcos Lula Valentim.

Paulo Vieira e Sheron Menezzes durante a apresentação do prêmio /Foto: Ary Kaye – ID_BR

Os vencedores receberam a estatueta, que representa um globo terrestre a partir de acontecimentos importantes pelo mundo, que foi ornada pela obra ‘Mad World’, do artista plástico Vik Muniz. O prêmio pode ser assistido novamente neste sábado (27) no Canal Bis, e no domingo (28), na TV Globo, após o Fantástico, além do ficar disponível no canal do ID_BR no Youtube.

Leia também: “Cada um tem um papel na sociedade, o meu é de gerar recursos para quem está na ponta”, diz Tom Mendes do ID_BR

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Formada em Jornalismo em 2021, atualmente trabalha como Editora no jornal Notícia Preta, onde começou como colaboradora voluntária em 2022. Carioca da gema, criada no interior do Rio, acredita em uma comunicação acessível e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top