Será realizada no próximo domingo (26) a Feira de histórias em quadrinhos ‘Cada Um No Seu Quadrinho’, no Circo Voador, região Central do rio de Janeiro. O evento contará com a presença da ciberativista, escritora e roteirista Triscila Oliveira, que ganhou destaque com sua obra “Confinada”.
A série em quadrinhos, criada em parceria com o ilustrador Leandro Assis, trata de temas relevantes como racismo, desigualdade social, herança escravocrata e assédio moral. Ela ressalta a importância de eventos como esses para divulgação e acesso ao universo dos HQ’s.
“Esses eventos ajudam a democratizar o acesso as HQs, obviamente, e também ajudam a mostrar que qualquer história pode ser contada nesse formato”, analisa. Ela afirma ainda que, no painel, pretende enfatizar a relevância dos quadrinhos para a sociedade.
“Meu painel se chama ‘Os quadrinhos explicam o mundo’ e o mundo cabe dentro dos quadrinhos, com todas as suas mazelas e esperanças de uma sociedade mais justa”, reflete.
O evento, que é gratuito e aberto ao público, oferecerá diversas atividades, como rodas de conversa, oficinas de fanzines e exposições de editoras, cartunistas, quadrinistas, ilustradores e lojas do universo geek.
Idealizado e curado pelo comunicador e produtor Lencinho, o evento teve suas sementes nas lives “Cada Um No Seu Quadrinho”, realizadas em 2020 durante o confinamento da pandemia. Mais tarde, esses encontros se tornaram uma coluna semanal que continua indo ao ar toda terça-feira na Rádio Roquette Pinto.
A proposta da feira é resgatar as convenções de quadrinhos para o Rio de Janeiro, que já sediou eventos inesquecíveis do gênero, inclusive com a participação de artistas de renome internacional.
Leia também: Festival Teatro das Oprimidas celebra a resistência e multiplicação criativa do teatro feminista
“O Rio de Janeiro, anos atrás, foi um importante palco de encontros de quadrinistas e fãs do gênero. Esperamos que nosso evento seja um pontapé para essa retomada. E nada melhor do que dar essa largada num espaço que contempla tantas linguagens e respira cultura como o Circo Voador. Estou reunindo duas grandes paixões nessa empreitada: o Circo e os quadrinhos. Não poderia estar mais feliz com essa união”, destaca Lencinho.
Serviço:
Quando: 26 de março
Dia/hora: domingo (10h às 20h)
Onde: Circo Voador.
Endereço: Rua dos Arcos S/N, Centro
Ingresso: gratuito
Faixa etária: livre